Pela primeira vez na história o esporte está fazendo parte da programação do Natal em Natal. A edição 2013 do evento agregou ao seu calendário dois grandes acontecimentos envolvendo modalidades muito praticadas pelos natalenses. O primeiro deles ocorreu na tarde deste sábado (09), na Via Costeira. A 5ª edição da Meia Maratona de Natal reuniu quase 6.000 atletas que disputaram o título em 3 categorias 5,10 e 21 quilômetros. A Meia Maratona foi uma promoção da Prefeitura, Caixa Econômica Federal, jornal Tribuna do Norte e Unika Eventos. O prefeito Carlos Eduardo acompanhou a concentração dos corredores ao lado do secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa, Luiz Eduardo Machado, que participou da prova dos 5 quilômetros.

O chefe do executivo municipal ficou muito satisfeito com a participação dos natalenses no evento e surpreso com o grande número de corredores que estavam preparados para encarar a desgastante prova. Carlos Eduardo lembrou que este ano foi a primeira vez que a Prefeitura do Natal apoiou a iniciativa, afirmando que o esporte é uma área prioritária de sua gestão. Ele ainda lembrou que a programação esportiva do Natal em Natal não irá se encerrar com a realização da Meia Maratona. O prefeito divulgou que no dia 15 de dezembro vai acontecer a Volta Ciclística da cidade, outro grande evento para promover saúde e qualidade de vida para a população da capital potiguar: “O esporte chegou para ficar de vez no calendário de eventos do Natal em Natal”.

Luiz Eduardo Machado também enalteceu a presença da administração municipal como uma das organizadoras da Meia Maratona. O secretário disse que tudo ocorreu na mais perfeita ordem com o percurso bem sinalizado, os pontos de hidratação funcionando o que contribuiu para deixar a prova com um nível elevado. Para Luiz Eduardo, a grande presença de participantes mostra que o natalense está mudando o perfil do cidadão local está mudando para melhor no quesito saúde e na prática de atividade física: “Aquela pesquisa que mostrou o natalense como o um dos mais sedentários do país faz parte do passado. Cada vez a população vem se conscientizando sobre a importância de se praticar qualquer atividade física”. Ele revelou ainda que a equipe da secretaria vai focar todas as atenções na elaboração da programação da Volta Ciclística.

Realmente o natalense viveu uma tarde de sábado festiva. Não foi difícil encontrar famílias inteiras participando do evento. Eram pais, mães, filhos e filhas todos carregados do espirito esportivo e prontos para desafiar os limites do corpo. O companheirismo das equipes das academias dedicadas à corrida de rua também foi evidenciado nas barracas montadas no Centro de Convenções que serviam de apoio para os corredores. As academias não economizaram na montagem desses locais que tinham distribuição de barras de cereais, suplementos alimentares, água e as mais sofisticadas ofereciam serviço de massagem antes e depois da corrida.

Gerlane Iara da Silva conquistou o primeiro lugar na prova dos cinco quilômetros entre as mulheres. A atleta de São José de Mipibu não segurou a emoção ao cruzar a linha de chegada à frente de suas concorrentes. Ela disse que esse título foi o prêmio pelo esforço de uma vida inteira dedicada ao atletismo: “Pratico esse esporte há 14 anos e essa medalha de ouro vai ter um lugar de destaque entre as minhas conquistas”.

O corredor Cláudio Germano foi o vencedor na categoria 5 quilômetros para os atletas paralímpicos. Ele que contou com o patrocínio da Prefeitura do Natal elogiou o nível da prova. Cláudio completou os cinco quilômetros em 16’ 55’’. Depois da medalha de ouro na prova ele agora vai reforçar os treinos para a tradicional Corrida de São Silvestre que vai acontecer no dia 31 de dezembro em São Paulo: “Esse título de hoje me deixou mais confiante”.