Natal será 100% saneada até o final de 2015

Natal terá 100% de sua área saneada até o final de 2015. O prefeito Carlos Eduardo assinou nesta sexta-feira (1) os contratos que marcam a garantia dos recursos junto ao Governo Federal para a execução dos serviços. Esses contratos representam investimentos de R$ 504 milhões de reais nas áreas de abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital potiguar. A previsão da conclusão dos serviços é de dois anos. O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, além de representantes da Caixa Econômica Federal e da Companhia de Água e Esgoto do Estado (CAERN) também participaram da solenidade que ocorreu na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales.

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Norte e ampliação do sistema da Zona Sul beneficiarão 108.234 famílias. Com o investimento será possível executar 817 quilômetros de redes coletoras de esgotos e 108.234 novas ligações de esgotos na cidade. Na Zona Norte será implantado o sistema de esgotamento sanitário com investimento de R$ 293,7 bilhões. Na região serão construídos 557 quilômetros de rede coletora, 24 estações elevatórias, 8,2 quilômetros de emissários, 18,5 quilômetros de linhas de recalque (tubulação de esgoto), 62.990 ligações domiciliares e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 1.050 litros por segundo.
A ampliação do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul terá um investimento de R$ 210,2 bilhões. A obra conta com a construção de 260 quilômetros de rede coletora, 25 estações elevatórias, 18,2 quilômetros de emissários de recalque (tubulação de esgoto), 45.244 ligações domiciliares e ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Jundiaí/Guarapes, para uma capacidade de 1.260 litros por segundo.

Em seu pronunciamento, Carlos Eduardo enalteceu a importância da assinatura dos contratos que irão deixar a capital potiguar com 100% de sua área saneada. Ele lembrou que investimentos com abastecimento de água e tratamento de esgoto não são muito valorizados, vez que não são vistos pela população, mas representam muito para a população, pois contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos bairros e comunidades que recebem essas obras. O prefeito destacou que uma obra de saneamento básico é uma questão de saúde pública, já que a cada R$ 1 real investido no tratamento de água e esgoto são economizados R$ 4 reais na área da saúde pública. Outro ponto enfatizado pelo prefeito é que o turismo natalense também vai ser impulsionado com a chegada desses investimentos.

O chefe do executivo municipal também reforçou que a Prefeitura está trabalhando para ampliar os serviços de esgotamento sanitário da cidade. Carlos Eduardo recordou que a atual administração retomou as obras de drenagem e pavimentação dos bairros de Capim Macio, Passo da Pátria e Nossa Senhora da Apresentação, e também deve retomar os serviços na Comunidade da África. Ele lembrou que a presidenta Dilma Rouseff destinou na semana passada mais R$ 165 milhões de reais para a cidade que serão investidos nas obras de urbanização integrada dos bairros Lagoa Azul e Nossa Senhora da Apresentação, além dos Conjunto Novo Horizonte e Brasil Novo. “Esses investimentos mostram que a gestão municipal também tem o compromisso de ampliar o saneamento básico de Natal”.

O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, parabenizou o esforço e a dedicação tanto da Prefeitura do Natal quanto do Governo do Estado na tentativa de obter recursos para a área de saneamento. Ele reiterou que o Governo Federal está aberto para receber bons projetos como os que foram contemplados no Rio Grande do Norte e informou que o objetivo da presidenta Dilma Rouseff é universalizar por completo o acesso ao tratamento de esgoto e o abastecimento de água em todo Brasil. “Esse será um grande desafio, mas com muito trabalho iremos conquistá-lo”.