Natal em Natal Apresenta o Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste


Natal em Natal Apresenta o Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste

Na próxima terça-feira, Natal vai receber os principais violeiros e repentistas do Nordeste

Primeira edição do Festival vai reunir nomes consagrados da região como os lendários Pedro Bandeira e Ivanildo Vilanova, no dia 5 de novembro, no largo da Praça Augusto Severo, dentro do Natal em Natal

A viola e o repente terão espaço garantido dentro das comemorações do Natal em Natal. No próximo dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, no largo da Praça Augusto Severo, na Ribeira, acontece a primeira edição do Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste. O Festival vai reunir os principais nomes da região a partir das 18h.

Estão confirmados nomes lendários da viola e do repente do porte do paraibano Pedro Bandeira, do pernambucano Ivanildo Vilanova e outros nomes consagrados como Raimundo Caetano (PB), Zé Morais (PE), Rogério Menezes (PE), Raulino Silva (RN), Jairo Silva (PI), Antônio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI). A apresentação acontece sempre em duplas.

Pedro Bandeira, considerado um dos maiores violeiros da atualidade, integra o seleto time confirmado para esta primeira edição do Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste. Pedro Bandeira Pereira de Caldas, ou simplesmente Pedro Bandeira, nasceu em 1938 no Sítio Riacho da Boa Vista, no município paraibano de São José de Piranhas. É neto materno do famoso cantador nordestino Manoel Galdino Bandeira, de quem herdou o talento repentista.

Aos 6 anos de idade já fazia versos e aos 17 tornou-se cantador profissional, apreciado e aplaudido por quantos o ouvissem diante dos improvisos nas várias modalidades tradicionais da poesia popular: mourão, martelo agalopado, galope alagoano, galope à beira-mar, quadrão e gemedeira.

Pedro Bandeira é cantador profissional há 51 anos, cordelista e escritor, autor de mais de mil folhetos e centenas de poemas, com dez livros publicados e seis LP´s gravados. É o poeta popular mais da atualidade e conhecido como o “Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste”.

Algumas curiosidades sobre Pedro Bandeira. Cantou para o Papa João Paulo II, para os ex- presidentes Castelo Branco, Costa e Silva, João Figueiredo e Fernando Collor e é o repentista preferido do poeta e escritor José Sarney, para quem cantou várias vezes, quando este era presidente da república. É sempre citado em seus discursos sobre arte de improvisar, quando fala de cantoria.

Pedro Bandeira foi citado e elogiado por Luis Câmara Cascudo, José Américo de Almeida, Jorge Amado, Teo Brandão, Rodolfo Coelho Cavalcante e tantos outros escritores do Brasil e do exterior.

Orgulha-se de ter herdado o dom do Repente de seu pai, que era repentista conhecido. Nascido em Pernambuco, passou a morar em Campina Grande/PB, considerada a capital dos repentistas e cantadores. Lá, passou a ter participação intensa em eventos de cantoria, muitos deles organizados pelos chamados "apologistas", espécie de animadores e entusiastas da poesia popular.

Sobre Ivanildo Vilanova
Profissional da cantoria desde 1963, Ivanildo tornou-se um dos mais renomados repentistas brasileiros. Em 1974, integrou o grupo de artistas e estudantes que promoveu um congresso de violeiros, reunindo os melhores repentistas do Nordeste, revelando cantadores totalmente desconhecidos.

Nos anos seguintes, participou da organização do Congresso, que passou não só a revelar novos talentos, como a mostrar a criação de novos gêneros: como, por exemplo, o Brasil Caboclo, consagrando Campina Grande como a capital dos repentistas. Em 1980, lançou, com Severino Feitosa, o LP "Cantadores de hoje", que registrou diversas composições em parceria com Severino Feitosa, como "Flora e Fauna", "Nordeste independente" e "A História fará sua homenagem à figura de Antônio Conselheiro".

Em 1981, lançou, com Sebastião Dias, o disco "Mensageiro da cantoria", que trazia parcerias com Sebastião Dias como, "Desafio (Treze Por Doze)", "Quem Era Cristão Chorava Quando Jesus Padecia", "Se Você Tem Bom Guardado Me Responda Cantador" "Cenas da Noite" e "Despedida do Vaqueiro", entre outras.

Em 1982, Xangai gravou "Galope Beira Mar (Fragmentos Soletrados)," parceria com Xangai, no LP "Que qui tu tem canário". Em 1984, no LP "Mutirão da vida", lançado pela Kuarup, Xangai gravou "Natureza", parceria de ambos. No mesmo ano, Elba Ramalho, no LP "Do jeito que a gente gosta", lançado pela Barclay/Ariola, gravou "Nordeste independente", parceria com Braulio Tavares.

Em 1990, "Nordeste independente" integrou o repertório do LP "Elba ao vivo", lançado pela Polygram e gravado ao vivo no Palace - São Paulo, nos dias 24 a 26 de novembro de 1989. Essa faixa é encontrada apenas na versão CD. No início dos anos 2000, negou-se a aceitar o patrocínio da Souza Cruz para organizar e promover um Congresso de Violeiros e repentistas, que teria que se chamar Congresso Arizona de Violeiros.

É produtor do Congresso de Cantadores do Recife, Festival Nacional de Repentistas de Caruaru e outros importantes encontros de violeiros, cantadores e repentistas. Com mais de 30 participações em discos, entre vinil, CDs e discos de festivais, destaca-se, segundo os especialistas, pela sutileza de seus versos, pela síntese de seus improvisos e pela variedade temática de seu trabalho.

Em 2002, participou do CD multimídia lançado por Gereba, em comemoração aos 100 anos do livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha, fazendo dupla com Gereba na faixa "A história fará sua homenagem", composição sua com Gereba, em memória à figura de Antônio Conselheiro. Em 2006, fez participação especial no CD “Cabeça elétrica, coração acústico" do pernambucano Silvério Pessoa.


Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste
Dia 5 de novembro
A partir das 18h
Largo da Praça Augusto Severo (Ribeira)
Entrada franca
Realização: Prefeitura do Natal, por meio da Funcarte
Mais informações: Amâncio Sobrinho (9927-5018/ 8166-2885)

Programação:
Recital: Aboios e parábolas da Pedra Só com o poeta JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO (BA)
Causos e poesia: Amâncio Sobrinho (RN)

Dupla:
Raimundo Caetano (Paraíba)
Rogério Menezes (Paraíba)

Dupla:
Antônio Lisboa (RN)
Edmílson Ferreira (Piauí)

Dupla
Jairo Silva (Piauí)
Jeferson Silva (Piauí)

Dupla
Ivanildo Vila nova (PE)
Raulino Silva (RN)

Dupla
Pedro Bandeira (PB)
José Morais (PB)

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389