Termina sábado o prazo para recadastramento do Bolsa Família

Termina este sábado (31) o prazo para recadastramento das famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família. Das 23 mil famílias listadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para regularização de dados cadastro, nove mil já tiveram seus dados atualizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), órgão responsável pelo desenvolvimento do programa no âmbito municipal.

A coordenadora do Cadastro Único, Raquel Farias, informa que o prazo para recadastramento já foi estendido e que várias medidas foram tomadas para que a ação ocorresse dentro do tempo estipulado pelo MDS. “Divulgamos por meio de carro de som e fizemos visitas domiciliares. Toda vez que o beneficiário vai até o banco para sacar o Bolsa Família ele é avisado no extrato sobre a importância do recadastramento”, ressalta a coordenadora.

Para garantir um bom atendimento à população e assegurar a manutenção do benefício, a Semtas vem realizando diversas ações desde o início do ano. Uma delas, desenvolvida em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Houve um aumento considerál do número de famílias acompanhadas pela saúde em relação ao ano passado. A porcentagem saltou de pouco mais de 20% para 43% (este ano), das mais de 41 mil famílias cadastradas no programa na época.

Outra ação importante foi a descentralização do Cadastro Único, visando a aproximação do serviço às comunidades e agilidade no recadastramento. Anteriormente esse serviço somente era realizado na própria secretaria.

O Cadastro Único coleta diversas informações sobre famílias em situação de pobreza no município, possibilitando a análise de suas principais necessidades e viabilizando a organização e implementação de programas e serviços socioassistenciais, como é o caso do Bolsa Família. De junho até então, a Semtas abriu um total de 17 novos postos de recadastramento, principalmente em regiões onde há maior número de famílias cadastradas como zona norte e oeste. Além disso, foram contratadas temporariamente 100 assistentes sociais para atuar em campo, indo de casa em casa,  orientando os beneficiários do Bolsa Família sobre a importância do recadastramento. Mais de sete mil famílias foram visitadas desde o último mês de agosto.

Atualmente, o Bolsa Família beneficia em Natal mais de 50 mil famílias em situação de pobreza, cuja renda mensal seja de até R$ 140 por pessoa. Atualmente o benefício varia entre R$22 e R$ 200, dependendo da composição e renda familiar.

Aqueles que não atualizarem seus dados no posto de recadastramento mais próximo terão seu benefício bloqueado até janeiro. No entanto, a coordenadora lembra que as famílias ainda podem procurar um dos 22 postos de recadastramento ou a sede da Semtas para regularizar a situação e garantir o benefício.

Telefone do Cadastro Único: 3232-9249

*Casa dos Ofícios Oeste
R. Manoel Miranda, N° 1860 – Quintas

*Associação de Moradores