Banco de Alimentos doa 1,5 tonelada de arroz a 26 instituições beneficentes

O Banco de Alimentos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), doou esta semana uma tonelada e meia de arroz a 26 instituições sem fins lucrativos no município. A contribuição partiu da agência de modelos Dilson Stein, que promoveu no último final de semana uma seleção de modelos cuja inscrição foi 5kg de arroz por candidato. Uma parte do total arrecadado foi então repassado à Semtas, que beneficiará, através desta iniciativa, quase 5.000 pessoas carentes.

Ainda essa semana o Banco de Alimentos realizou também a doação de 1.300 unidades de leite em pó, farinha láctea e mucilon a 12 das 28 instituições cadastradas no programa. A responsável pelo Programa, Ana Paula Azevedo, explica que toda doação é feita depois de uma triagem onde se avaliam as necessidades mais urgentes de cada instituição. “Todo o trabalho do Banco de Alimentos é desenvolvido no sentido de canalizar e potencializar a doação de alimentos a quem realmente precisa”, ressalta.

O Banco de Alimentos é um dos programas desenvolvidos pelo Departamento de Segurança Alimentar (DSA) da Semtas, e tem como objetivo articular a rede de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos, na perspectiva de potencializar doações no município e combater a fome.

A fim de combater o desperdício de gêneros alimentícios em bom estado para consumo humano e motivar doações contínuas, o Banco de Alimentos criou um Clube que congrega comerciantes da área e pessoas físicas que tenham interesse em tornarem-se doadores regulares. Membros do Clube recebem, em contrapartida, um selo e um certificado que podem ser utilizados em campanhas publicitárias e divulgação de trabalhos sociais. Atualmente o Banco de Alimentos já contabiliza 30 membros no Clube.

Todo cidadão ou empresa podem se tornar parceiros do Banco de Alimentos e fazer parte do Clube de Doadores, basta entrar em contato através dos telefones 3232-9292 ou 3232-9276.