Seminário inicia debates sobre a melhoria da saúde de Natal

Com o objetivo de debater a reestruturação e modernização da gestão da saúde de Natal, foi aberto na manhã desta quarta-feira (28) o Seminário a Saúde em Foco, no Hotel Serhs, na Via Costeira. O evento é realizado pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A solenidade de abertura do seminário reuniu mais de 150 participantes e contou com a presença da Prefeita Micarla de Sousa, do coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Augusto Lopes, além de gestores, acadêmicos, profissionais da área da saúde e servidores.
“Não tem sido fácil lidar com os problemas da Saúde, mas é isto que nos fazer querer fazer muito mais. Se a saúde é o nosso maior desafio, ela precisa ser um dos nossos principais focos”, afirma a prefeita.

A secretária municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, declarou que o encontro foi “o ponto de partida para começar a colocar em prática a saúde que queremos para nossa cidade, com a ajuda dos servidores, do Conselho Municipal de Saúde, da Promotoria do Meio Ambiente e de outras entidades, com o assessoramento da Fundação Getúlio Vargas”.

Abrindo a rede de debates do seminário, o coordenador de projetos da FGV ministrou uma palestra sobre “A Reestruturação da Saúde”, mostrando outras experiências bem sucedidas realizadas em outras parcerias estabelecidas pela Fundação com gestões públicas.

“A Fundação Getúlio Vargas realiza uma série de ações dentro do município para detectar e diagnosticar os problemas específicos de cada local a partir de uma pesquisa prévia documental e um estudo completo que deverá ser dividido em nove etapas”, explicou Carlos Augusto Lopes.

A primeira parte do estudo é a análise de oferta e demanda dos hospitais e pronto-clínicas. Em seguida, será realizada uma pesquisa com os próprios usuários para ouvir as principais reclamações sobre a saúde e após essas ações preliminares medidas específicas serão realizadas pela SMS.

“A parceria veio dar a força que a saúde precisava, pois não tem sido fácil lidar com tantas dificuldades, e após a aliança com uma instituição tão importante e reconhecida no seguimento, acredito que juntos iremos resolver tudo”, disse a prefeita.