Semurb participa da Etapa Estadual da 1ª Conferência de Saúde Ambiental

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participam da 1ª Conferência de Saúde Ambiental do Estado (CNSA), que acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves (Cemure). O evento visa definir diretrizes e ações a serem levadas à Etapa Nacional que ocorre em Brasilia de 9 a 12 de dezembro, além da eleição dos delegados que representarão o Estado na Conferência.

Aberta na manhã de ontem (27), a Conferência cujo lema é “Saúde e Meio Ambiente: Vamos Cuidar da gente”, debate temas relacionados aos impactos causados pelo homem à natureza, que repercutem na saúde humana e nos ecossistemas, associados às desigualdades sócio-econômicas. Conta com representantes de todos os municípios norte-riograndenses e sucede a Etapa Regional realizada no mês de agosto.

A Senurb possui representantes eleitos delegados na Etapa Regional e que concorrem à eleição para a Etapa Nacional. Para um deles, José Petronilo da Silva Júnior, participar da Conferência é importante porque a partir das discussões das diretrizes e ações definidas na Etapa Regional, e das novas propostas é que será construída a Política Nacional de Saúde Ambiental, diz.

O resultado das discussões dos seis grupos de trabalho (GTs), que ocorreram durante toda a manhã de hoje, sobre os conceitos de saúde ambiental e eixos temáticos, será levado à votação pela plenária logo mais à tarde e o conceito escolhido será levado à Conferência Nacional .

De acordo com a sub-coordenadora de Vigilância Ambiental da Secreataria de Saúde do Estado (Sesap), Aline Rocha, “Para definir a Politica Pública de Saúde Ambiental do Estado e consequentemente do país é necessário um trabalho integrado entre Estado e municípios, visando minimizar os danos ao meio ambiente e melhorar a saúde da população”, explica.

A Etapa Estadual é promovida pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Justiça e Cidadania (Sejuc). E a CNSA coordenada pelos Ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e das Cidades. O evento se encerra nesta quarta-feira (28).