Buscando praticar uma observação mais apurada sobre ações que possam intervir no meio ambiente, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola municipal Professor José do Patrocínio foram à Pipa na última sexta-feira (04/10) para visitar o santuário ecológico da praia. Acompanhados da professora e coordenadora Silvia Santos, os estudantes fizeram trilhas e conheceram detalhes sobre o trabalho do santuário ecológico. Eles examinaram painéis e conheceram falésias, dunas, arenitos, vegetação e animais aquáticos.
O projeto Santuário Ecológico de Pipa tem como finalidade estimular a conscientização dos alunos acerca da importância da preservação ambiental, representando a oportunidade de ter um contato mais próximo com a natureza ao longo das trilhas e ainda visita a praia do Madeiro, cuja baía tem uma visão de golfinhos e várias espécies de tartarugas. Uma biodiversidade que caracteriza as belezas naturais e ecológicas existentes no litoral do Estado. Antes da caminhada os 30 alunos dividiram-se em grupos e apresentaram o código de conduta da floresta e as trilhas ecológicas existentes no local. Um grupo seguiu pela Trilha do vôo do Vagalume e a outra pelo caminho da Jibóia, encontrando-se no mirante da Prainha.
O paleontólogo e professor David Maurice Hasset, 64 anos, é um ativista produtivo pró-conservação do meio ambiente potiguar, fundador e administrador- geral do Santuário de Pipa, seguiu numa das trilhas explicando a diversidade dos recursos naturais em que se vive e fez um histórico da importância da floresta e da natureza na história do mundo. Além de citar alguns nomes de árvores típicas da mata atlântica, David Maurice disse que o Santuário é uma pequena amostra da paisagem original que existia quando Alonso de Ojeda, Pedro Álvares Cabral e os outros pioneiros aportaram no litoral nordestino nas suas naus e caravelas, no final do século XV. É neste local que as tartarugas de pente põem seus ovos no período de novembro a maio de cada ano. O Santuário participa do projeto TAMAR que visa preservar as tartarugas em extinção.
Entre os alunos participantes da caminhada nas trilhas, José Garcia da Silva, 16 anos, relatou que gostou muito de ter informações do lugar, descobriu vários tipos de árvores, folhas e frutos silvestres, explicando ainda que teve um momento de descontração, esquecendo o estresse da vida na cidade. A estudante Maria Julia, 14 anos, destacou que gostou de ver as marcas que uma jibóia deixou numa árvore e ponto alto foi ver as tartarugas no mar e o mirante com uma vista panorâmica da praia de Pipa. A professora Silvia Santos declarou que esta foi à décima primeira visita ao Santuário com os alunos da escola: “na verdade esta aula de campo é a culminância final do projeto, que realizo anualmente com os alunos do 9º ano, que são alunos concluintes.” A paisagem mais bonita do santuário ecológico também é tema para um concurso de fotografia entre os alunos participantes do passeio com prêmios para as três melhores imagens.
O projeto abrange vários enfoques teóricos por disciplina, além da Língua Inglesa, que é ministrada pela professora Silvia Santos, tem ainda Geografia, História, Ciências, Português e Religião. A metodologia vai desde aula expositiva, resumos, textos, produção de painéis, fotografias, informações e relatórios da aula de campo acerca de conteúdos da preservação do meio ambiente até a culminância coletiva no final de outubro na escola.