Alunos da Escola Municipal Mário Eugênio Lira, do Colégio Santa Escolástica e das comunidades do Pajuçara e Salinas, que fazem parte do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), participaram na tarde desta terça-feira (27) da primeira aula do programa “Escola em Campo”, realizado no estádio João Machado, o “Machadão”, e promovido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel).
Os estudantes tiveram direito a palestras, receberam informações sobre o João Machado e ainda participaram de atividades de lazer no gramado do estádio. O objetivo é estimular a prática esportiva entre as crianças e adolescentes, bem como resgatar a história do Machadão.
A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, destacou a importância das práticas esportivas para todas as crianças. A chefe do Executivo municipal lembrou aos estudantes os segredos para se tornarem campeões nas quadras, estádios, e mesmo na vida: estudar, ficar longe das drogas e treinar bastante.
“Essa é uma ótima oportunidade de tirarmos as crianças de dentro das salas e promover aulas práticas, estimulando o gosto pelo esporte, principalmente em se tratando de um local que faz parte da história da cidade, como é o Machadão”, destacou a prefeita.
Durante a aula do “Escola em Campo”, as crianças assistiram a palestras do ex-jogador de futebol Danilo Menezes, diversas vezes campeão com o ABC e que integrou a Seleção do Uruguai; e do campeão paraolímpico Clodoaldo Silva, que recentemente assumiu o cargo de chefe do Setor de Assistência aos Para-Atletas da Sejel.
Houve ainda sorteio de brindes, distribuição de pirulitos e pipoca, e um “passeio” pelo gramado do Machadão. Animadores fizeram a festa da criançada, que pôde participar e brincadeiras e atividades esportivas.
O projeto deverá funcionar uma vez por mês e atingir todas as escolas municipais da cidade do Natal. “Através dessa ação, a secretaria participa da construção dos conhecimentos a respeito de uma parte da história do esporte na cidade, além de responsabilidade com os bens públicos, trazendo ainda esperança, motivação, aproximando a sociedade cada vez mais da secretaria”, declarou o secretário adjunto, Robson Coelho.