O Conselho Municipal de Turismo de Natal (Contur) se reuniu nesta quarta-feira (11) pela manhã no auditório da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH), em Areia Preta, para a 8ª Reunião Ordinária que teve em sua pauta apresentação da versão final do PDITS de Natal e do projeto “Natal Cidade do Mundo.”

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril abriu a reunião falando sobre os projetos que estão em fase de planejamento pela da secretaria, entre os principais o das Marinas de Natal.“Nós esperamos que esses projetos devam gerar muitos empregos diretos e indiretos, assim como vem acontecendo na Bahia que tem gerado, cerca de 60 mil empregos”, explica Bezerril. Fez o convite a todos os conselheiros para participar amanhã, às 9h, no auditório da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) do lançamento pela BCR dos cruzeiros marítimos a partir de Natal.

Em seguida, a representante do Ministério do Turismo (MTur), Miranice Santos, falou que sobre a sua presença nas reuniões do Conselho para verificar a participação da sociedade na elaboração do planejamento turístico e afirmou que tudo foi feito de acordo com as solicitações do MTur.
A versão final do PDITS foi apresentada pela Secretaria Executiva do Contur, Solange Portella e o projeto “Natal Cidade do Mundo”, bem como o material impresso promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foi apresentado pelo técnico Luciano Capistrano, representante da secretaria. Várias sugestões foram apresentadas pelos conselheiros que solicitaram a distribuição do material para os suas empresas e associações representadas.

Durante a apresentação, Luciano Capistrano falou também sobre medida tomada recentemente pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) que disponibilizou um espaço por trás do Instituto Histórico e Geográfico como estacionamento exclusivo para os ônibus de turismo. A professora Jurema Dantas que representa a Universidade Potiguar (UnP), falou sobre o desconhecimento da população e dos turistas quanto aos atrativos turísticos da cidade. “Eu tenho muito alunos que estão na universidade e não conhecem um museu, ou até mesmo o Forte dos Reis Magos”, explica Jurema.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Max Fonseca falou sobre as dificuldades dos empresários em ter que conviver com o comércio informal de Ponta Negra. “Nós precisamos que as pastas competentes tomem uma atitude eficaz e retirem os ambulantes das regiões comuns ao pedestre, nas calçadas e ruas próximas ao nosso principal cartão postal”, reforçou. E acrescentou que as reuniões do Contur são fundamentais, no sentido de reunir os envolvidos na atividade turística e oxigenar o setor, facilitando a resolução dos problemas.

Para o presidente da ABIH/RN, Habib Chalita, a retomada do Contur foi um grande passo dado pela secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), pois o conselho é a principal ferramenta de atração do setor privado com a gestão pública.