Mais uma turma de alunos participou do projeto Da Sala à Praça. Desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o projeto visa mostrar por meio de aulas teóricas e práticas, resgatar e preservar um pouco da história de Natal. O projeto é realizado em parceria com o pelotão da cidadania da Secretaria de Educação do Município (SME).

Os cerca de 25 alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino, entre eles alguns com deficiência, tiveram um dia diferente. O trabalho foi dividido em dois momentos, o primeiro pela manhã, dentro da sala de aula, onde os alunos participaram de uma aula em forma de diálogo, através da realidade das crianças os historiadores da Semurb introduziam a discussão sobre memória, a sua importância e como preservá-la.

A tarde, foi a vez de esticar as pernas, os alunos foram levados para o centro histórico da Natal, que com o apoio dos historiadores foram conhecendo a história da cidade, a partir pontos históricos, passando por lugares como a Igreja Matriz, o Memorial Câmara Cascudo, Igreja do Galo, Instituto Histórico Geográfico, Pinacoteca, entre outros.

A coordenadora a pedagógica da escola, Jaina Barauma, explica que a atividade ajuda no desenvolvimento dos alunos e na diminuição da violência na escola, já que os alunos absorvem novos valores, e comenta “a gente sente diferença na escola, fica uma escola com movimento”.

A professora de Geografia, Rejane Oliveira, reforça e afirma que “esse tipo de atividade é fundamental para o crescimento intelectual do aluno, eles saem da sala de aula e vai para o campo vivenciar o que aprendeu em sala de aula, associando assim, a teórica com a prática. Eles serão multiplicadores do saber”, finaliza a professora.

A aluna Helena Michelly, 13 anos, afirma que conhecia essa parte da cidade, mas não sabia da importância, nem de sua história e adiciona “acho bem interessante, já que não são todas as escolas que tem essa oportunidade, nos devemos aproveitar esse privilegio de conhecer a nossa cidade e sua história.”

Ela conta que dentro do ônibus os alunos já vinham observando a cartilha que ganharam pela manhã e os locais que estavam passando. Para o historiador da Semurb Euclides Tavares, o projeto é de grande importância para a manutenção da memória da cidade, “manter a memória, divulgar para as próximas gerações. É importante que essas gerações entendam a importância do patrimônio histórico de sua cidade, e que entendendo e compreendendo, elas venham a preservar esse patrimônio da cidade”.

O projeto Da Sala à Praça continua com seu cronograma contemplando outras escolas da rede municipal de Natal até o final do ano. As instituições públicas e particulares que quiserem participar do projeto Circuito Histórico, podem ligar para a SEMURB e agendar com Luciano Capistrano, responsável pela equipe, no 3232 8714.