Preços de produtos natalinos caem nos supermercados de Natal

Produtos natalinos mais baratos às vesperas do Natal

PANETTONES, QUEIJOS E PERU SOFREM REDUÇÃO NOS DIAS QUE ANTECEDEM O NATAL, REVELA PESQUISA DO PROCON NATAL

Quem deixou pra comprar o peru da ceia natalina, os panettones e o queijo do reino nesta última semana, encontrou esses produtos mais baratos em relação à semana passada.
O PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, no intuito de orientar os consumidores nas compras para as festas de fim de ano, realizou pesquisa de produtos natalinos, constatando que os panettones, queijos do reino e carnes estão, em média, 1,91% mais baratos nestes dias que antecedem o Natal.
Dos itens pesquisados, 67% estão mais baratos e 33% estão mais caros em relação à semana anterior. Os panettones menores (de 400g) estão mais baratos, ao contrário dos panettones maiores (750g e 1000g), que estão mais caros. Os queijos do reino caíram 2,14% e as carnes caíram 6,64% em relação à semana passada.

VARIAÇÃO PERCENTUAL DE PRODUTOS NATALINOS NA ÚLTIMA SEMANA

Grupo de produtos Variação na última semana
Panettones de 400g                                                    - 4,38 %
Panettones de 750g e 1000g                                 + 14,94 %
Queijo do reino                                                             - 2,14 %
Frango, chester, fiesta, peru, lombo e pernil          - 6,64 %
MÉDIA                                                                              - 1,91 %

As carnes estão mais baratas (média de -6,64%) nesta semana, em relação à semana passada. O peru, tradicional na ceia de Natal, caiu entre 2,2% (Sadia) e 4,9% (Perdigão). Na semana passada o peru Sadia custava R$ 11,98/kg e agora, às vésperas do Natal, caiu para R$ 11,72/kg (preços médios). O peru da marca Perdigão custava R$ 11,48 na semana passada, e agora, R$ 10,92. O chester Perdigão caiu 4,06%. O frango congelado está cerca de 1,7% mais barato.
O pernil de porco Sadia, que custava R$ 11,85 na semana passada, agra custa R$ 11,67; o pernil Perdigão custava R$ 14,82 e agora está por R$ 11,98/kg.

MAIOR VARIEDADE E MENORES PREÇOS

Os estabelecimentos com maior variedade de produtos são: Nordestão Salgado Filho, Nordestão Cidade Jardim, Hiper Bompreço Ponta Negra e Extra Midway Mall, dispondo de mais de 70% dos itens pesquisados.
Entretanto, os estabelecimentos com maior número de produtos mais baratos são: Carrefour da Zona Norte (cerca de 45% dos itens encontrados estavam com preços mais baixos do que os concorrentes), o Extra Capim Macio (43%) e o Carrefour Zona Norte (40%).
Por outro lado, os que apresentaram a maior quantidade de itens com preços mais altos, foram (na ordem): Comprebem Cidade da Esperança e o Extra Midway Mall.

LAILSON VIEIRA DE MEDEIROS - Diretor Geral do PROCON NATAL

ELIAS SILVA -  Diretor da Assessoria Técnica