Cesta Básica registra aumento médio de 0,61% em Natal

Pela terceira semana consecutiva a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação positiva. Nesta semana o custo médio da cesta básica subiu 0,61% em relação à semana passada. Nas últimas quatro semanas – de 21/07 a 18/08/11 – a cesta básica acumula alta de 2,19%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – subiu de R$ 367,40 para R$ 369,63.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais onze (11) subiram e vinte e nove (29) sofreram redução.

Embora o número de produtos com variação negativa seja maior (29) do que aqueles com variação positiva (11), o índice médio da cesta é positivo (+0,61%), uma vez que os aumentos foram pontuais em itens que pesam bastante na composição da cesta, como é o caso da carne bovina de 1ª (subiu 10,9%, em média), pão francês (+6,0%), frango congelado (+5,4%), e açúcar cristalizado (+4,8%).

Classificando os produtos em subgrupos, a pesquisa do PROCON NATAL constata aumento médio de 1,37% nos produtos industrializados e semi-elaborados, enquanto os legumes, frutas e verduras apresentam retração média de 6,42% (os produtos de higiene e limpeza permaneceram estáveis).

Dentre os produtos que registraram queda nos preços, destaque para os ovos (caiu 16,0%), tomate (-11,9%), filé de merluza (-10,9%), jerimum leite (-9,2%), alface (-9,0%) e margarina vegetal de 250g (-8,4%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa (18/08/11) era a do supermercado NORDESTÃO – CIDADE JARDIM (R$ 348,70), seguido pelo supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 350,03).

A diferença percentual entre o maior valor e o menor valor da cesta básica nos diversos estabelecimentos é de 16,23% (maior valor: R$ 405,29; menor valor: R$ 348,70), o que representa R$ 56,59 (cinqüenta e seis reais e cinqüenta e nove centavos).

Segue, abaixo, o “ranking” dos estabelecimentos nesta semana:

A tabela completa com preços por produto e estabelecimento pode ser encontrada na seção "Pesquisa de Preço" deste site, bem como através do link: http://goo.gl/t9CtQ