Procon Natal divulga última rodada da pesquisa de ovos de páscoa e pescado

O PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal, divulgou hoje a terceira e última pesquisa de ovos de chocolate para a Páscoa e de pescado para a Semana Santa, constatando que os preços – tanto dos ovos quanto do pescado – caíram em relação à pesquisa anterior. Outra constatação é que as diferenças de preços são grandes, chegando a 71% no caso dos ovos de chocolate e a mais de 100% no caso dos peixes.

A pesquisa de ovos foi realizada nos dias 13 e 14 de abril de 2011 (quarta e quinta-feira) junto a vinte (20) estabelecimentos comerciais – supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas. Já a pesquisa de pescado foi feita nos mesmos dias, em doze (12) supermercados e hipermercados e em sete (07) peixarias do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue.

OVOS E BOMBONS

O PROCON NATAL pesquisou cinquenta e três (53) tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e seis (6) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor, em vinte (20) estabelecimentos (supermercados, hipermercados, lojas-departamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, duas do hipermercado Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem e DaTerra, quatro Lojas Americanas, quatro lojas Docelândia.

OVOS em relação à 2010 na última semana
• Nestlé: aumento de 3,7% redução de 3,3%
• Garoto: aumento de 4,9% redução de 4,4%
• Lacta: redução de 4,3% redução de 4,0%
• Bombons (várias marcas): aumento de 0,7% aumento de 0,2%

Comparando os preços de cinqüenta e dois (52) produtos – ovos e bombons – que estavam disponíveis nas duas últimas pesquisas de 2011, constata-se que quarenta e sete (45) sofreram redução de preço e apenas sete (07) subiram nos últimos dias.

• Estabelecimentos com maior variedade de produtos:
 Hiper Bompreço – Ponta Negra
 Nordestão – Cidade Jardim e Salgado Filho
 Americanas – Centro
 Extra – Midway Mall

• Estabelecimentos com maior número de itens com preços mais baixos:
 Nordestão – Salgado Filho
 Nordestão – Cidade Jardim
 Americanas – Midway Mall

DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGA A 71%

Um dos objetivos da pesquisa de preços do PROCON NATAL é verificar as diferenças de preços entre os estabelecimentos, de modo a orientar o consumidor em suas compras. E constatou-se diferença que chegam a mais de 70%, o que confirma a necessidade de pesquisar antes de comprar (ver tabela a seguir).

PESCADO E BACALHAU

O pescado está 10,92% mais caro em relação ao ano passado, mas sofreram redução média de 4,0% em relação à semana passada. Nos supermercados e hipermercados o aumento foi menor (média de 1,0%) do que no Mercado do Peixe (média de 19,7%), em relação a 2010.

Comparando os preços desta última pesquisa com a pesquisa anterior, o PROCON NATAL constatou que os preços caíram 5,0% no Mercado do Peixe e nos super e hipermercados, 4,0%.

Entretanto, comparando os preços dos dois diferentes locais, nota-se que os preços dos super e hipermercados estão cerca de 7% mais caros do que os do Mercado do Peixe.

DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGAM A MAIS DE 90%

As diferenças de preços entre os estabelecimentos são grandes, chegando a mais de 90%, conforme tabela abaixo.

BACALHAU

Os preços do bacalhau variam em função da marca e do estabelecimento. O da marca Saith varia de R$ 15,98 a R$ 37,89/kg. O bacalhau Ling tem o preço máximo de R$ 44,90 e o mínimo, R$ 21,90. E o Imperial do Porto varia de R$ 22,89 a R$ 52,90.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis para download na seção "Pesquisa de Preço" deste site.