Preço da Cesta Básica tem alta de 0,15%

Pela terceira semana consecutiva, a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal registra variação positiva. Na terceira semana de março os preços subiram, em média, 0,15% em relação à semana anterior. Nas últimas quatro semanas, porém, a cesta básica acumula variação negativa de 0,69%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava em R$ 369,56 em 10/03, subiu para R$ 370,12 em 17/03/11. (veja gráfico abaixo).

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e dois (22) subiram esta semana, dezesseis (16) sofreram redução e dois – biscoito de maizena e tomate – permaneceram estáveis.

O índice positivo da semana deveu-se ao aumento médio de 0,32% nos produtos industrializados e semi-elaborados, uma vez que estes são os que mais pesam na composição da cesta. Já os legumes, frutas e verduras e os produtos de higiene e limpeza apresentaram variação negativa (-1,14% e -0,29%, respectivamente).

O feijão carioquinha tipo 1 voltou a subir, sendo o item que apresentou a maior alta na pesquisa (+15,8%). Em seguida vem a cebola pera (+10,7%), sal refinado (+8,0%), macarrão com sêmola (+7,1%), ovos (+7,0%), fubá pré-cozido (+6,6%) e laranja pera (+6,6%).

Por outro lado, dentre os produtos que caíram esta semana, destaque para o jerimum leite (caiu 12,5%), batata comum (-11,5%), filé de merluza congelado (-5,9%), frango congelado (-5,6%), queijo de coalho (-4,8%) e água sanitária (-4,6%).

CESTA BÁSICA ACUMULA VARIAÇÃO NEGATIVA DE 1,02% EM 2011

Apesar dos aumentos verificados nas três primeiras semanas de março, ainda assim o custo médio da cesta básica registra variação negativa em 2011 (acumulado negativo de -1,02%), em relação a dezembro de 2010, índice este provocado pela redução média de 2,72% nos produtos industrializados e semi-elaborados. Por outro lado, os hortifrútis subiram 14,7% em 2011, e os produtos de higiene e limpeza, +3,4%.

VARIAÇÃO DOS PREÇOS NAS PRIMEIRAS ONZE SEMANAS DE 2011

Produtos industrializados e semi-elaborados....... - 2,7%
Legumes frutas e verduras...................................... + 14,7%
Higiene e Limpeza..................................................... + 3,4%
Variação média........................................................... - 1,02%

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 337,02).

Dos doze estabelecimentos pesquisados pelos PROCON NATAL, cinco apresentaram variação positiva, e sete, variação negativa. A diferença percentual entre o maior valor e o menor valor da cesta básica nos diversos estabelecimentos é de 28,6% (maior valor: R$ 433,50; menor valor: R$ 337,02), o que significa possibilidade real de economia no bolso do consumidor.

Outra constatação da pesquisa é que a cesta básica custa, em média, cerca de 6,0% mais barato nos supermercados do que nos hipermercados (R$ 359,38 nos supermercados e R$ 380,87 nos hipermercados).

As tabelas completas com preço por item e estabelecimento estão disponíveis para download na seção "Pesquisa de Preço" deste site.