Pré-Conferência Municipal de Saneamento Básico seleciona representantes de bairr

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban) realizará, na próxima sexta-feira, às 18h, no auditório do SEBRAE, a segunda pré-conferência para escolha de delegados que representarão a zona sul da cidade na IV Conferência Municipal de Saneamento Básico. Essa pré-conferência reunirá representantes de movimentos sociais e populares para a escolha de delegados que terão a missão de discutir o Saneamento Básico em nosso município e propor alternativas.

Segundo o diretor presidente da Arsban, Urbano Medeiros, é importante que a população participe das reuniões preparatórias: “A sociedade deve participar, expor suas necessidades e propor melhorias, para juntos nos aprofundarmos nas questões de saneamento básico e assim, contribuirmos para a elaboração de políticas públicas para o setor, de acordo com a nova Política Nacional de Saneamento Básico, prevista na Lei 11.445 de 2007”.

O Diretor Técnico da Arsban, Aristotelino Monteiro, lembra que “Essas preliminares são de grande importância para a sociedade, pois todos os problemas identificados dentro da cidade, selecionados e votados durante a IV Conferência, serão cobrados aos órgãos responsáveis pela Arsban, para que as obras sejam iniciadas, concluídas ou melhoradas, dependendo da necessidade que foi identificada pelos representantes nas pré-conferências”.

Os delegados eleitos na pré-conferência participarão, com direito a voto, da IV Conferência Municipal de Saneamento Básico, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Este evento ocorre a cada dois anos, e é coordenado pela Arsban, em parceria com o Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab).

Este ano o tema será “Saneamento Básico: Um direito Universal, responsabilidade de todos.”. Os eixos temáticos da IV Conferência serão: Estado da arte e acompanhamento dos projetos e planos de saneamento na região metropolitana de Natal; Gestão Integrada do saneamento; Controle Social: Instrumento e perspectiva; e Educação sanitária e ambiental como instrumento de cidadania. Temas que interferem diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.