Novas regras para bulas tornam informações mais acessíveis


Novas regras para bulas tornam informações mais acessíveis

A primeira edição do ano do Boletim Consumo e Saúde, uma parceria entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e a ANVISA, destaca as novas regras para bulas de medicamentos comercializados no Brasil. Foram estabelecidas normas que garantem às informações contidas nas bulas mais segurança, clareza e facilidade de compreensão para os usuários.

Entre as principais mudanças estabelecidas está a determinação de aumento no tamanho da letra, a obrigatoriedade do alerta de doping para atletas - de acordo com determinações do Comitê Olímpico Internacional (COI) – e a chamada explicação técnica. Esta última regra garante que termos técnicos sejam explicados em linguagem mais acessível ao paciente.

Outra mudança importante é a obrigação de se fazer adaptações para deficientes visuais. Segundo as novas regras, as empresas deverão oferecer bulas em formatos digitais, de áudio, impressas em braile ou com fonte ampliada, a depender da necessidade e escolha do consumidor.

As novas regras foram discutidas com a população através de uma consulta pública e começaram a ser implementadas no ano passado. Cerca de 200 bulas já foram adequadas e encontram-se disponíveis no site da ANVISA no endereço http://www.anvisa.gov.br/bularioeletronico. Todas as bulas aprovadas vão ser incorporadas progressivamente ao Bulário Eletrônico. A partir da publicação no site do órgão de vigilância sanitária, as empresas terão 180 dias para comercializar os medicamentos já com a nova versão da bula.

Quem tiver mais sugestões para deixar as bulas ainda mais acessíveis podem enviá-las para a ANVISA através da Central de Atendimento (0800 642 9782).

Para acessar o Boletim Consumo e Saúde, Clique aqui

 

Fonte: DPDC

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389