Cesta Básica começa a subir em Natal

Após quatro semanas consecutivas registrando variações negativas, nesta semana a cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal voltou a subir – +0,90%, em média – em relação à semana passada. Nos primeiros 50 dias de 2011, a cesta básica caiu 0,33%, comparando aos preços dos últimos dias de dezembro de 2010 (ver gráfico). O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava em R$ 369,39 na semana passada, passou para R$ 372,70.

A pesquisa é realizada semanalmente pelo PROCON NATAL – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e sete (27) subiram esta semana e treze (13) sofreram redução.

O aumento verificado na maioria dos hortifrútis (subiram 4,13%, em média) provocou o alto índice da semana. Dos treze (13) produtos pesquisados nesse grupo (tomate, cebola pera, coentro, cebolinha, alface, repolho, jerimum, macaxeira, chuchu, batata comum, batata doce, laranja e banana), dez (10) subiram; apenas cebola pera, chuchu e batata doce registraram variação negativa (-6,6%, -9,3% e -0,40%, respectivamente). O maior aumento, no grupo dos legumes, frutas e verduras, ocorreu no tomate (alta de 8,8% em uma semana), seguido pela banana pacovã (+8,4%) e jerimum leite (+5,1%).

Os produtos industrializados e semi-elaborados registram alta de 0,70% (média). Destaque para os aumentos observados na carne bovina de 2ª – músculo (subiu 11%, em média), pescado-filé de merluza (+8,0%), biscoito ‘cream cracker’ (+4,3%) e ovos (+3,7%). Alguns produtos apresentaram variação negativa, sendo as maiores observadas no feijão carioquinha (-9,4%), farinha de mandioca (-4,0%), macarrão (-4,0%) e carne de sol de 1ª (-3,2%).

Quanto aos produtos de higiene e limpeza, a pesquisa do PROCON NATAL constatou redução média de 1,22%: três produtos subiram (detergente líquido, +2,4%; sabão em pó, +2,0%; e, sabão em barra, +0,8%), e três baixaram (sabonete comum, -3,8%; creme dental, -3,3%; e, água sanitária, -1,5%).

VARIAÇÃO ACUMULADA EM 2011 É NEGATIVA

Nas primeiras sete semanas de 2011 a cesta básica acumulada variação negativa (-0,33%), uma vez que as altas verificadas no mês de janeiro, agora deram lugar a um recuo dos preços, principalmente nos produtos industrializados e semi-elaborados, que caíram 1,52% em comparação aos preços vigentes nos últimos dias de dezembro de 2010. Os hortifrútis subiram 12,34% em 2011.

VARIAÇÃO DOS PREÇOS NOS PRIMEIROS 50 DIAS DE 2011

Legumes frutas e verduras....................................... + 12,34%
Higiene e Limpeza....................................................... + 0,26%
Produtos industrializados e semi-elaborados...... - 1,52%
Variação média........................................................... - 0,33%

Os maiores aumentos deste início de ano recaem sobre o tomate (subiu 63%), chuchu (+25,6%), filé de merluza (+20%), açúcar cristalizado (+13%), óleo de soja (+8%) e ovos (+7,4%).

Por outro lado, o preço do feijão carioquinha tipo 1 caiu 23,5%, carne de 2ª-músculo (-16%), fubá pré-cozido (-13%), cebola pera (-11%) e batata comum (-7,6%).

CUSTO DA CESTA BÁSICA POR ESTABELECIMENTO

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON NATAL, a cesta básica mais barata no dia da pesquisa era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 336,01).

Dos doze estabelecimentos pesquisados pelos PROCON NATAL, sete apresentaram variação positiva e cinco, variação negativa.

As tabelas completas com preços por produto e estabelecimento estão disponíveis na seção "Pesquisa de Preço" deste site.