Prefeitura e Exército juntos na luta contra dengue

A prefeita Micarla de Souza acompanhou na manhã desta quinta-feira (26) as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Exército e a Urbana, no terreno localizado em frente à Praça Paolo Bruno, em Areia Preta. O trabalho faz parte da Semana de Mobilização Social, que prossegue até esta sexta-feira (27), dentro do Programa Permanente para o controle da dengue na Região Metropolitana de Natal.

Em nome de todos os habitantes, a prefeita Micarla de Sousa agradeceu a ajuda do Exército nessa guerra contra a dengue. “Visitaremos 140 terrenos. A nossa meta é acabar com esse mosquito tão pequeno, mas que já tirou tantas vidas. Os números dessa ação provarão a importância dessa parceria entre exército e Prefeitura” disse a prefeita.

A fiscalização começou no último dia 23, e já foi realizada em 125 terrenos, localizados na zona sul da cidade, onde foram constatados 30 prováveis focos de Dengue, de acordo com o general Carvalho, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada. Segundo ele, a operação continua durante todo o dia de amanhã em terrenos localizados na Zona Norte da Cidade.

O trabalho é feito por uma equipe formada de garis da Urbana, Agentes de Saúde e mais 30 militares (distribuídos em quatro grupos). O objetivo é sensibilizar a população para a adoção de medidas preventivas essenciais ao controle do Aedes aeghpti – mosquito transmissor da Dengue, considerando o início da intensificação das chuvas nesse período.

Números da dengue

Nos primeiros três meses do ano houve uma redução de 90% de casos notificados em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os dados da SMS, 2.251 casos de Dengue Clássica e 220 hemorrágicas foram registrados em 2008, e 284 casos de Dengue Clássica e quatro Hemorrágicas, em 2009.