Dia D da campanha contra a raiva supera meta

Crédito da imagem: Divulgação

O número de vacinas aplicadas no Dia "D" da Campanha Nacional de Vacina Contra Raiva Canina/Felina superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com slogan “ 25 anos sem raiva”,  SMS  superou a meta de imunizar 80% da população canina e felina e apenas no sábado (17/10), quando  85% dos cães foram vacinados.

O último sábado foi movimentado para os donos de cães e gatos da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, realizou o Dia ‘D’ da campanha de vacinação contra a raiva, no estacionamento do supermercado Nordestão da av. Senador Salgado Filho.

O Dia ‘D’ da campanha foi aberto oficialmente no no estacionamento do supermercado Nordestão da av. Senador Salgado Filho pela secretária municipal de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio e contou com a participação do diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Natal e coordenador da campanha, Diógenes Soares, e representantes da Marinha, Exército e empresas parceiras.

O slogan desse ano, “ 25 anos sem raiva”, segundo o coordenador da campanha, Diógenes Soares, é uma comemorações dos bons resultados obtidos como fruto das ações preventivas que são executados pelo município, disse.  Após o encerramento do Dia ‘D’, a secretária Municipal de Saúde afirmou que graças ao envolvimento da população a meta de vacinação foi superada. “Conseguimos vacinar 85% dos cães só no Dia ‘D’. Esse resultado está bem acima da nossa meta que era de 80%”, anunciou.

Segundo dados consolidados do Centro de Controle de Zoonoses, desde o início da campanha, no mês de setembro, até o Dia ‘D’, foi atingido o índice de 92% de vacinação de cães e gatos.

A SMS disponibilizou para o dia ‘D’ 188 postos de vacinação que foram espalhados em unidades de saúde, escolas, associações comunitárias, shoppings, supermercados, clube de mães e comércios.

A SMS ainda disponiblizou 81 mil doses de vacinas; 801 pessoas envolvidas, entre vacinadores, coordenadores, supervisores, socorristas, motoristas, e apoio do CCZ, tendo a colaboração dos militares do Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e alunos de Zootecnia da UFRN.