Mais um atendimento descentralizado aos gestores das escolas e centros municipais aconteceu na tarde desta terça-feira (02) na Escola Municipal Joaquim Honório, situada no bairro Dix-Sept Rosado. Dessa vez a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, realizou o atendimento direcionado para os gestores da Zona Leste.

De acordo com a professora Justina Iva, os encontros estão acontecendo todas as terças-feiras, e tem sido de grande importância para o funcionamento da SME. A secretária afirma que os atendimentos foram divididos por regiões administrativas, sendo contempladas até o momento as unidades das regiões Norte, Oeste e Leste. “Nosso objetivo é ouvir os gestores e ter uma relação mais próximas. Já encaminhamos as soluções de muitos problemas”, declarou.
Participaram da reunião 12 unidades de ensino, entre elas às escolas municipais, Joaquim Honório (Dix-Sept Rosado), Juvenal Lamartine (Alecrim), Laura Maia (Praia do Meio), Mareci Gomes (Passo da Pátria), 4º Centenário (Petrópolis), Santos Reis (Santos Reis), e os CMEIs, João Perestrello, Nossa Senhora de Lourdes e Galdina Barbosa Guimarães (Mãe Luiza), Amor de Mãe (Praia do Meio), Darilene Brandão (Alecrim), e Clara Camarão (Barro Vermelho).

Os encontros funcionam de forma bem democrática e todos os diretores relatam sugestões, fazem elogios, abordam problemas ou dificuldades que acontecem nas unidades de ensino durante o ano letivo. A missão da SME é ouvir e buscar soluções.

Os gestores abordaram a necessidade urgente de reforma na infraestrutura, alegando que durante os últimos quatro anos, praticamente não ocorreu nenhuma ação de melhoria nos espaços físicos.

A secretária Justina Iva garantiu que todas as escolas com prédios próprios estão dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Governo Federal, e serão reformadas ou ampliadas no final do ano. Em relação aos prédios alugados às reformas acontecerão com recursos próprios.

Armários, talheres, panelas, mesas, carteiras, lâmpadas, ventiladores, freezer e material de expediente são alguns dos pedidos das escolas. A distribuição desses equipamentos deve ocorrer nos próximos dias. “Também vamos correr com algumas licitações de equipamentos, como por exemplo, para compra de fogões e executar a distribuição o mais rápido possível”, disse Justina Iva.

A diretora da Escola Municipal Juvenal Lamartine, Jeana Magalhães, avaliou o encontro como muito bom e de extrema importância. “A discussão coletiva sempre é válida, principalmente por meio do diálogo e da transparência. É possível superarmos as dificuldades com a valorização da rede municipal de ensino, disse Magalhães.