Uma análise prévia do Projeto Arquitetônico do Estádio das Dunas foi apresentada pelo Corpo de Bombeiros ao Conselho Municipal de Planejamento e Meio Ambiente (CONPLAM), na manhã desta terça-feira (13), no auditório CREA-RN. O diagnóstico se refere à segurança na evacuação do estádio pelo público e as medidas que visam evitar a propagação de incêndios no local.

No estudo apresentado foram analisadas as questões relativas à proteção passiva, ou seja, as características estruturais oferecidas pelo projeto no que diz respeito a largura das rampas, corredores, escadas e saídas de emergência. Segundo o Corpo de Bombeiros todos os itens acima atendem aos parâmetros exigidos hoje no Brasil.
Segundo o tenente-coronel, do Corpo de Bombeiros, Laurêncio Aquino, relator do estudo, o estádio Arena das Dunas atende em três vezes mais o que a norma brasileira estabelece. “Esses projetos são elaborados de acordo com as normas internacionais exigidas pela FIFA e por isso os parâmetros são muito rigorosos. Para se ter idéia, em termos de largura total de escadas o exigido é 25 metros, o novo estádio possui 72,9 metros”, explica.

O aspecto considerado mais importante pelo Corpo de Bombeiros no quesito segurança de estádio de futebol é se o local oferece o escoamento rápido e fácil para pessoas, em caso de emergência, e se as medidas de combate a incêndios previstas proporcionam segurança ao público.

“Podemos dizer hoje, que o projeto arquitetônico no que compete à desocupação segura das pessoas é um projeto aprovado. Não existe um nível de comparação entre o novo estádio e o Machadão porque os parâmetros hoje estabelecidos são muito mais seguros do que há 30 anos atrás”, acrescenta.

Para o presidente do Conplam, o secretário Kalazans Bezerra, este estudo apresentado pela Corporação foi bastante positivo, considerando que o projeto ainda está em sua fase de licença prévia. Segundo ele o estádio foi projetado para dar conforto e segurança as pessoas que comparecerem aos jogos de futebol. “Neste momento em que se discute o campeonato de futebol em Natal, a aproximação dos órgãos na discussão do tema, só traz benefícios ao projeto”, diz.