SMS participa da semana da criança em Natal

Programação inclui consultas, exames, remédios e aulas sobre escovação e funcionamento do Samu

Mais de 200 crianças atendidas por pediatras, num único dia, no bairro Planalto. Este foi o resultado da ação de prevenção e saúde desenvolvida pela SMS nessa terça-feira (14), na Escola Municipal Emanuel Bezerra. A ação faz parte da Programação em Comemoração pela Semana da Criança, promovida pela Prefeitura do Natal, envolvendo todas as secretarias municipais, com diversas ações.

"Estamos aqui participando dessa grande mobilização que recebeu o tema Semana da Criança, a gente cuida do futuro. Nossas equipes estão trabalhando para oferecer atendimento médico específico, além do lançamento do nosso grande programa que vai levar saúde para dentro das escolas: O Caravana da Saúde Escolar", destacou a secretária Ana Tania Lopes Sampaio.

A festa das crianças no bairro Planalto envolveu apresentações culturais, brincadeiras, ofinias e arte e pintura, reciclagem de brinquedos e distribuição de lanches. A Secretaria de Saúde participou levando a equipe do Samu para treinamentos de primeiros socorros e médicos que realizam consultas.
Durante todo o dia, 4 pediatras fizeram atendimento a cerca de 200 crianças, que também receberam os remédios prescritos. A SMS colocou a disposição o Escovódromo, onde os estudantes tiveram atendimento de dentistas e receberam orientação sobre a maneira correta de escovar os dentes e ainda ganharam kit escovação contendo escova de dentes e creme dental.

Já no local denominado de Samuzinho, as crianças também tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do SAMU ( Serviço de Atendimento Médico de urgência), e foram orientados quanto ao modo correto de chamar o Serviço e principalmente, evitar os trotes. “Essa informação é imprescindível, pois os trotes atrapalham o serviço do SAMU e põem em risco a vida de pessoas que estão precisando do atendimento de fato”, disse o socorrista Wendell Jackson. As crianças puderam ver como são feitos os primeiros socorros, através de noções básicas que foram demonstradas pelos profissionais em uma Unidade Móvel colocada em exposição na escola.

A tarde na escola Emanuel Bezerra ainda foi marcada pela presença da orquestra sinfônica de Natal que com a regência do Maestro Zé Roberto, recebeu a Prefeita Micarla de Sousa, a Secretária de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio e demais autoridades para o lançamento do Projeto Caravana da Saúde Escolar. Emocionada, Ana Tania falou que o projeto era um sonho que estava sendo realizado e dedicou a tarde ao Deputado Paulo Davim, um dos idealizadores do projeto, pelo envolvimento, e à Prefeita Micarla de Sousa pelo empenho em colocar o projeto em prática. “É um projeto inclusivo que vai ajudar a formar o grande cidadão que se espera para o futuro”, frisou o deputado Paulo Davim. Micarla de Sousa falou da importância do projeto para os estudantes que muitas vezes são reprovados porque não sabem que tem um problema na visão, “ a partir de agora, as crianças vão poder contar com ajuda de profissionais e evitar a repetência e a evasão escolar, disse a Prefeita Micarla de Sousa.

A Escola Municipal Emanuel Bezerra, no Planalto, é a primeira de uma série que vai receber a Caravana da Saúde Escolar. A partir da próxima segunda-feira, dia 19/10, os alunos vão poder ser atendidos por fonaudiólogos, otorrinos e oftalmologistas com o objetivo de detectar e tratar os problemas visuais, vocais e auditivos dos estudantes da rede municipal de ensino