O Diário Oficial do Município publica nesta terça-feira, dia 4, a redução da tarifa de ônibus e opcionais na cidade do Natal para R$ 2,30. A medida obedece a uma determinação do prefeito Carlos Eduardo, que solicitou a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) novos cálculos no valor da tarifa logo após o Governo Federal anunciou a decisão de zerar o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Depois da decisão do Governo Federal, os técnicos da Prefeitura do Natal realizaram um novo estudo do cálculo tarifário que projetou uma tarifa, com a redução dos insumos tributários, para R$2,30, explica a secretária da Semob, Elequicina Santos.
Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos “a redução no valor da tarifa se deu em virtude da política de desoneração do sistema de transporte urbano incrementada pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória 617 publicada no Diário Oficial da União.”
A decisão do Governo Federal atende também a uma solicitação do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana que vinha reivindicando uma política de melhoria e incentivos para o transporte público junto ao Governo Federal.
O Fórum tem como vice-presidente, a secretária Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos que informou ainda que a entidade deve lutar por mais incentivos para o setor como forma de valorizar o uso do transporte coletivo nas médias e grandes cidades brasileiras.