Oficiais da Marinha do Brasil e do Peru visitam prefeito Carlos Eduardo

Uma comitiva de oficiais das Marinhas do Brasil e do Peru fez uma visita protocolar ao prefeito Carlos Eduardo na tarde de hoje (24) para anunciar a 2ª  edição da operação naval binacional, cuja etapa “natalense” vai se realizar de 27 a 31 deste mês.

Num clima de informalidade, o prefeito Carlos Eduardo falou dos projetos de revitalização da Ribeira, onde se incluem  um museu e a Marina de Natal. O futebol também teve destaque, principalmente às vésperas de uma Copa do Mundo, onde Natal sediará alguns jogos.

Segundo o coordenador dos dois navios brasileiros, capitão de fragata Marco Lúcio, tanto a fragata “Niterói” e o navio tanque “Marajó”, quanto o navio escola peruano “Villavicencio”, já se encontram atracados no Porto de Natal. São 600 homens que vão participar da operação, sendo 240, peruanos, dos quais 80 cadetes que vêm em regime de instrução.

A programação da operação, denominada “BRAPER”, consta de exercício para habilitar os participantes no planejamento e execução de operações navais combinadas destinadas a conduzir e integrar operações de ataque, de esclarecimento, de apoio logístico móvel.

Também estão previstas ações de defesa aeroespacial dentro de um cenário de treinamento real; estabelecimento de meios de comunicações em proveito do apoio às operações; incrementar a interoperabilidade por meio de procedimentos táticos comuns; e implementar procedimentos de controle positivo dos exercícios, que facilitem o conhecimento da situação em tempo real, permitindo uma realimentação dinâmica dos aspectos positivos e a obtenção de lições aprendidas relevantes.

Além disso, serão realizadas operações aéreas, incluindo pouso a bordo de navio estrangeiro, manobras táticas, reabastecimento de óleo no mar, guerra antiaérea, guerra de superfície, exercícios de tiro diurno e noturno, entre outras simulações