Biblioteca Virtual do Natal recebe novos parceiros

A Biblioteca Virtual do Natal, iniciativa do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia- COMCIT, que visa à democratização do conhecimento por meio da inclusão digital, apresentou como novos parceiros, as instituições de ensino FARN, FAL e FATERN, em reunião realizada nesta sexta-feira (09/10/09), no auditório da SEMPLA. Na ocasião, bibliotecários da UFRN, IFRN, UNP, FARN, FAL e FATERN, discutiram sobre estratégias para tornar cada vez mais acessível a informação produzida tanto em meio acadêmico, como nas escolas municipais de Natal.

Entre as alternativas que promoverão a difusão do conhecimento sobre o nosso município, através da Biblioteca Virtual do Natal, foram elencadas como próximas ações, a implantação de vinte “Totens”, terminais de atendimento que serão distribuídos tanto nas bibliotecas das instituições parceiras da BVN, como em bibliotecas públicas (comunitárias), e shoppings (livrarias). Tais terminais, cuja implantação está prevista para o início de 2010, servirão como um elemento de consulta, que direcionará o pesquisador para os trabalhos publicados no portal BVN.

Na oportunidade, os bibliotecários também discutiram sobre a nova vertente da BVN, o Projeto “Pesquisador Aprendiz”, um trabalho de incentivo à produção cientifica para professores e alunos da Rede Pública Municipal, que surgiu a partir do entendimento de que a BVN atualmente está direcionada para um público técnico e acadêmico e seria interessante atingir e apoiar a Rede Municipal de Ensino.