Natal conquista espaço de destaque na maior exposição mundial

Durante 15 dias, Natal será exposta, sem ônus para a Prefeitura, no pavilhão do Governo Federal, que investirá R$ 70 milhões na participação na Expo Xangai 2010

A Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos – Apex Brasil assegurou a participação da cidade do Natal, no comando do Pavilhão do Brasil, durante 15 dias, na Expo Xangai 2010, maior exposição do mundo, que acontece de quatro em quatro anos e reúne investidores de 200 países. Ao todo, o Governo Federal vai investir R$ 70 milhões na infraestrutura do evento. Além de assegurar a participação como representante da macro região Nordeste, a Prefeitura garantiu, nesta quarta-feira (7), em reunião na Apex, em Brasília, a inclusão de Natal nos roteiros de viagem a serem comercializados na China pelas 19 operadoras credenciadas a vender o “destino Brasil”.

Participaram do encontro em Brasília o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal, Francisco Soares Junior, e o secretário de Comunicação Social, Jean Valério. Eles protocolaram o material solicitado pela Apex, com imagens de Natal e vídeos institucionais. Natal foi a única cidade a entregar a documentação no prazo estabelecido pela Apex, que acabou prorrogando a data de entrega para outras cidades participantes. O mercado chinês é considerado um dos mais promissores mercados emissores de turistas e atualmente conta com 100 milhões de viajantes por mês, incluído o público que viaja para fazer negócios. Durante a Expo Xangai, estima-se que mais de 80 milhões de pessoas passem pelo pavilhão brasileiro.

A prefeita Micarla de Sousa agora convocará entidades representativas de segmentos econômicos da capital para a formação de um comitê gestor, que organizará a participação de Natal no evento mundial. Com a garantia do Governo Federal do investimento para a montagem do estande, a intenção da prefeita é de reunir os empresários e entidades como o Sebrae-RN, a Fecomercio-RN (Federação do Comércio, Turismo e Serviços) e Fiern (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e aproveitar a oportunidade promissora para trabalhar a consolidação da imagem de Natal como pólo nacional turístico, mas também como uma cidade ideal para a realização de boas parcerias comerciais. Os chineses já compram do Rio Grande do Norte produtos como melão e camarão. “Queremos ampliar a nossa pauta de exportação e incluir novos produtos. Temos empresas e empresários com potencial para fechar grandes parcerias com o empresariado chinês”, destacou a prefeita Micarla.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Soares Júnior, comemorou a conquista do espaço de 15 dias no pavilhão do Brasil na Expo Xangai 2010 e ressaltou que serão trabalhadas duas frentes: a do turismo e a da economia. “No turismo, tivemos a garantia do Governo Federal de que Natal será incluída nos roteiros de viagem que serão comercializados pelas agências credenciadas a vender na China o destino Brasil. Natal é a sexta cidade brasileira mais conhecida pelos chineses. Isso é comprovado em pesquisas realizadas pelas próprias operadoras. Podemos ampliar nossa participação e explorar bem a área comercial. Nosso papel é de promover este intercâmbio de oportunidades entre os empresários natalenses e prováveis parceiros chineses”, destacou Francisco Soares Júnior.