Natal participa do maior evento de moda do Ceará

Natal é destaque no Ceará Summer Fashion, um dos maiores eventos de moda do estado cearense.  As peças confeccionadas por artesãos natalenses, apoiados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), ganham espaço fora das terras potiguares para encher os olhos dos cearenses no grande evento de moda, que começou no último dia 5 e segue até amanhã (9), no Maraponga Mart Moda. A titular da Semtas, Rosy de Sousa, participou da abertura do evento em Fortaleza .

Esta edição do evento atua no conceito dos “Sentidos da Moda”, apresentando a moda integrada a outras áreas convergentes, como negócios, cultura, sustentabilidade, gastronomia, turismo, entre outras. O tema central, a Copa do Mundo 2014, homenageia as cidades escolhidas como sedes do maior evento futebolístico do mundo. Para exibir suas potencialidades e peculiaridades, Natal conta com um espaço na galeria de arte montada na área de exposição do Ceará Summer Fashion.

Entre os diversos trabalhos manuais podem ser encontrados, bordados em richiliê e renda renascença, garrafinhas de areia e peças de vestuário. Estas últimas foram o resultado da atuação do Projeto Moda da Gente, desenvolvido pelo Departamento das Mulheres – DM da Semtas, que levou o trabalho de 15 artesãs às passarelas do Natal Fashion Week. A produção genuinamente natalense conquistou estilistas e fashionistas na ocasião ao buscar inspiração em motivos como o clima de sol intenso e a flor xanana.

Segundo a titular da Semtas, o Projeto Moda da Gente atua em duas vertentes. A primeira é a que foi apresentada na 9º edição do Natal Fashion Week, com a confecção e comercialização de modelos próprios. A segunda tem como objetivo atender grifes locais que não possuem infraestrutura para montar uma fábrica. "Percebemos que muitas grifes de Natal não produzem suas peças aqui no estado. Em contrapartida, temos uma imensa oferta de mão-de-obra que só precisava de capacitação", destaca Rosy de Sousa.