Ações de combate à dengue reduziram número de casos em 90%

Os casos de dengue registrados em Natal foram reduzidos em até 90%, de janeiro a março de 2009, em comparação ao mesmo período do ano passado. A dengue clássica caiu de 2.251 confirmações para apenas 284 e a forma hemorrágica da doença de 220 casos para apenas quatro este ano. A redução foi conseguida devido ao trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura do Natal nos três primeiros meses do ano. As ações continuarão por meio do “Programa Continuado de Combate à Dengue”.

“Diante da redução drástica da dengue, tenho a convicção de que não haverá uma epidemia este ano em Natal”, afirmou Maria Cristiana da Silva Couto, chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para que os registros continuem reduzidos, são desenvolvidas diversas atividades como a visita de 450 agentes de endemias que visitam as residências, conscientizando os moradores e identificando possíveis focos do mosquito. “Já estamos montado o edital para realização de concurso para contratação de mais 150 agentes até o próximo mês de maio”, informou Cristiana Couto.
Outro medida importante para o combate à doença criado pela Prefeitura do Natal foi o Disque Dengue (0800 281 4031), no qual a população liga gratuitamente para informar sobre imóveis fechados, terrenos baldios cheios de lixos, ou qualquer outro motivo que incorra em perigo de proliferação de focos do Aedes Aegypit.

Cemitérios

Os agentes de endemias, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), também visitam os cemitérios públicos da cidade para detectar focos do mosquito, que se formam por exemplo nos vasos de flores que os familiares colocam nos túmulos.

Junto com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), esta sendo realizada ainda a coleta de pneus velhos encontrados nas ruas, borracharias e sucatas da cidade. Em conjunto com o Exército, a Urbana está executando ações de identificação de criadouros do mosquito. “Também desenvolvemos o “Visa Itinerante”, que são visitas da Vigilância Sanitária em estabelecimentos comerciais para conscientizar os comerciantes para o combate à dengue”, informou Cristiana Couto.

A chefe do Departamento de Vigilância à Saúde informou que serão capacitados médicos e enfermeiros de cidades da região Metropolitana de Natal, através de técnicos da SMS, para que o atendimento dos pacientes com a doença seja efetuado em seus próprios municípios, evitando o êxodo para Natal. Além disso, as unidades de saúde da capital estão promovendo palestras para conscientizar a população.
Quanto aos imóveis que os agentes de endemias encontram fechados, é feito uma identificação dos proprietários, por meio da Secretaria Municipal de Tributação (Semut), e em seguida é feita a divulgação para que os donos entrem em contato com a Vigilância Sanitária. “Caso isso não ocorra, uma recomendação do Ministério Público nos autoriza a abrir o imóvel na presença de dois agentes de endemias, dois garis e um chaveiro”, informou Cristiana Couto.

Caminhada

Em continuidade a Semana de Mobilização Social de Combate à Dengue, que faz parte do Programa Permanente para o Controle da Dengue na Região Metropolitana, o chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZN), Diógenes Soares, informou que a partir das 9h desta quinta-feira (26) ocorrerá mais uma caminhada de combate ao mosquito, realizada em Areia Preta, com início em frente ao relógio solar.

Participarão do evento equipes da Urbana, agentes de saúde e soldados do exército, que abrirão o espaço para a realização da limpeza dos terrenos que possam conter focos de dengue.