Prefeita visita bairros de Natal prejudicados pelas chuvas

A prefeita Micarla de Sousa visitou nesse sábado(17) os bairros que mais sofreram com as chuvas caídas na cidade na última sexta-feira (16). Na companhia dos secretários Demétrio Torres (SEMOV), Kalazans Bezerra (SEMURB) e João Bastos (SEMSUR), a prefeita analisou as condições estruturais de Natal e conversou com moradores sobre os problemas causados.

Em Capim Macio Micarla de Sousa esteve na Rua Presbítero Porfírio Gomes da Silva, onde a chuva provocou erosão nas encostas.O dano aconteceu na área onde existe uma grande cratera aberta há dois meses pela Prefeitura de Natal para realização das obras de drenagem e saneamento do bairro e que esta paralisada por determinação da justiça.

Neste local a prefeita constatou o perigo que corriam os moradores, pois como as encostas da cratera foram erodidas pela água da chuva, comprometia-se a estrutura de várias residências. “Estou com meu carro na garagem há pelo menos dois meses sem poder retirá-lo por conta deste problema”, disse José Fernandes Diniz, procurador do Estado, que mora na esquina das ruas Porfírio Gomes da Silva com a Walter Fernandes. “Foi muito bom a vir aqui constatar o nosso sofrimento”, disse a dona de casa Iaskara Macedo Lira, esposa de José Fernandes.

“Quando as obras foram paralisadas não foram tomadas as precauções necessárias para dar segurança aos moradores e suas residências, e por conta das chuvas desta sexta-feira, ocorreu uma erosão no local, colocando em risco iminente de desabamento os imóveis ao redor”, explicou Kalazans Bezerra, da Semurb.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo disse ainda que como medida paliativa e emergencial, por solicitação dos moradores da rua, os técnicos da Prefeitura compareceram ao local e providenciaram o fechamento do buraco. Ainda em Capim Macio, a prefeita esteve na rua Pedro Segundo de Araújo, que ficou alagada com as chuvas, dificultando o tráfego de veículos no local.

Zona Norte

Micarla de Sousa também esteve na Zona Norte da cidade, verificando a situação dos moradores. Uma das ruas visitadas foi a Josivaldo Gomes, localizada no loteamento Novo Horizonte. Neste local, uma grande quantidade de água e areia carreadas ladeira abaixo resultou em muita lama, invadindo residências, como ocorreu com a casa do comerciante Gileno Barbosa da Fonseca. “Passei todo o sábado retirando água e lama de dentro de minha casa”, disse Gileno, que elogiou a iniciativa da prefeita de verificar pessoalmente os problemas vividos pelos moradores.

A chefe do executivo municipal e os secretários foram ainda à Rua dos Pioneiros, em Pajuçara, que estava alagada, impossibilitando o tráfego de veículos e pedestres, além dos estragos causados nas residências. “A água subiu cerca de um metro dentro de minha casa, danificando móveis e eletrodomésticos”, disse Aparecida.

“Por determinação da prefeita, na próxima terça-feira enviarei uma equipe da Semov para retirar toda a lama acumulada nas ruas Josivaldo Gomes e dos Pioneiros”, garantiu o secretário Demétrio Torres.

“Visitei todos estes trechos de Natal prejudicados pelas chuvas da sexta-feira, primeiro para constatar de perto os danos e segundo para dizer diretamente as pessoas que de imediato tomamos medidas emergenciais para minimizar o sofrimento da população, colocando várias equipes nas quatro regiões da cidade”, afirmou Micarla de Sousa.

Segundo a gestora, as medidas executadas nesse final de semana são apenas uma primeira etapa do auxílio à população. “Uma solução definitiva para problemas como os alagamentos da zona Norte só serão resolvidos com obras de drenagem e saneamento. Nesse sentido, já temos recursos assegurados pela senadora Rosalba Ciarlini, para realização deste projeto. Nossa meta é resolver definitivamente todos estes transtornos”, disse a prefeita.