Preço da cesta básica voltar a cair nos supermercados de Natal

A cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal voltou a cair, depois de ter registrado variação positiva na pesquisa da semana passada. Com efeito, nesta semana os preços caíram, em média, 2,50% em relação à semana passada. A variação acumulada nas últimas quatro semanas é de -2,52%. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que era de R$ 324,98 na semana passada, agora está em R$ 316,86, sendo este o menor valor dos últimos doze meses (há um ano – set/2008 – a cesta básica custava R$ 313,46).

A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais treze (13) subiram esta semana e vinte e sete (27) sofreram redução.

Os três subgrupos de produtos nos quais são classificados os quarenta itens pesquisados apresentaram variações negativas, sendo a maior queda constatada nos legumes, frutas e verduras (caiu 8,05% em comparação aos preços da semana passada), seguidos pelos produtos de higiene e limpeza (-3,0%) e pelos produtos industrializados e semi-elaborados (-1,88%).

As maiores reduções da semana ocorreram no chuchu (caiu 27,8%), tomate (-22,2%), fubá pré-cozido (-12,8%), cheiro verde (-13,0%), água sanitária (-11,4%), farinha de mandioca (-10,9%) e alface (-10,8%).

Por outro lado, a pesquisa do Procon Natal constatou aumento de preço, dentre outros, na banana pacovã (subiu 11,1%), cebola pera (+8,0%), macarrão com sêmola (+3,7%), óleo de soja (-2,9%) e arroz agulhinha tipo 2 (+2,7%).

Variação nos últimos doze meses

Nos últimos doze meses a cesta básica do natalense acumula alta de 1,15%, ou seja, um índice relativamente baixo, inferior ao da inflação oficial (IBGE/INPC de set/08 a ago/09 = 4,44%). Nesse período, os produtos industrializados e semi-elaborados registram variação média de 0,14%, os produtos de higiene e limpeza subiram 6,55%, enquanto os legumes, frutas e verduras subiram 11,66%.

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do PROCON MUNICIPAL a cesta básica mais barata, era a do supermercado SERVEBEM – CIDADE DA ESPERANÇA (R$ 292,30), seguido pelas três lojas do NORDESTÃO – SALGADO FILHO, CIDADE JARDIM e ZONA NORTE. A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica entre os estabelecimentos pesquisados caiu bastante, ficando, nesta pesquisa, em 18,5% (equivalendo a R$ 54,22).
O custo médio da cesta básica, nesta semana, estava 8,5% mais caro nos hipermercados (R$ 329,73) do que nos supermercados (R$ 303,99). A maior diferença ocorre nos hortifrútis, que esta semana estavam, em média, 32% mais caros nos hipermercados do que nos supermercados.

Tabela