O Samu Natal completa esse mês 7 anos da sua implantação oficial na cidade.


O Samu Natal completa esse mês 7 anos da sua implantação oficial na cidade.

O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) Natal completa esse mês 7 anos da sua implantação oficial na cidade. Para comemorar a data, o órgão realiza nesse sábado um grande evento no prédio da Fundac, ao lado da sede do Samu Natal, com vasta programação social, incluindo atividades esportivas, apresentações de rapel, e finalizando com uma feijoada dançante.

Instalado oficilamente no dia 17 se detembro de 2002 na capital do Estado, o Samu Natal chegava para mudar o conceito de antendimento pré hospitalar, inserindo no sistema de ambulâncias a regulação médica, ou seja, o atendimento à solicitação através do 192, sempre com a presença de um médico, garantindo dessa forma o acesso rápido do paciente ao pronto socorro ou Hopital Geral mais próximo, sempre com suporte básico de vida.

O Samu Natal foi um dos primeiros serviços de urgência e emergência inaugurados no Nordeste. Sua implantação ocorreu meses após a publicação da portaria do Ministério da Saúde, que criava oficialmente o serviço. No início a unidade, sediada na Rua dos Potiguares, contava apenas com ambulâncias e enfermeiros. Em setembro de 2002 a regulação médica foi iniciada, com o apoio de 2 ambulãncias de suporte avançado (UTI's) e 8 de suporte básico.

Ao longo dos anos o serviço ganhou credibilidade em Natal por oferecer à população um tempo- resposta bem abaixo do verificado em outras capitais brasileiras. Hoje, o Samu Natal leva apenas 8 minutos em média para chegar às ocorrências mais graves. Com 42 médicos, 21 enfermeios e 72 técnicos de enfermagem, todos pertencentes ao quadro de funcionários do município, além de 68 condutores terceirizados, o Samu Natal possui atualmente uma forta de 9 ambulâncias de Suporte Básico, 3 ambulâncias de Suporte Avançado (UTI's) e 4 motolâncias, para atender à população da cidade. O número está ligeiramente acima do que preconiza o Ministério da Saúde, que prevê 01 ambulância para cada grupo de 100.000 habitantes.

O Samu Natal atende por mês cerca de 7.500 telefonemas (incluindo os trotes), e realiza uma média de 2.500 atendimentos somente somente com ambulâncias, excetuando as orientações dadas por telefone. A maioria das ocorrências têm origem clínica (52%). Em segundo lugar estão os traumas, seguidos dos atendimentos psiquiátricos e obstétricos.

A proposta do órgão para os póximos anos é manter o padrão de qualidade dos seus atendimentos e a satisfação dos seus profissionais, adquirindo novas frotas e investindo em projetos educacionais para a população em geral.

Programação:

08:00 - Torneio de Futebol (SAMU NATAL X SAMU METROPOLITANO)
10:00 - Torneio de Volley
12:00 - Feijoada Dançante com música ao vivo.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389