Simpósio de Ciência e Tecnologia é aberto em Natal

Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (17), no Praiamar Hotel, em Ponta Negra, foi aberto oficialmente o II Simpósio de Ciência e Tecnologia de Natal. O evento, organizado pela Prefeitura do Natal, por meio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), órgão da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), tem como objetivo promover uma reflexão sobre o mundo científico, com o foco voltado para a procura de novas tecnologias para Natal.

“Para o desenvolvimento do planeta é preciso pensar nas cidades. A ciência é catalisadora para o desenvolvimento de muitas áreas da gestão pública, como a saúde e a educação. Não tenho a menor dúvida que a ciência é um grande diferencial na educação das crianças e jovens, assim como uma forma de melhorar o atendimento, através da modernização tecnologia dos serviços prestados à população”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

De acordo com o titular da Sempla, Augusto Carlos Viveiros, também presidente do COMCIT, o Plano Plurianual da Prefeitura Natal (PPA), estipula para o período de 2010/ 2013, investimentos de R$ 105 milhões para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no município do Natal. “É inadiável implantar um projeto que desenvolva estas áreas na capital potiguar, que dará um novo perfil à cidade”, disse Augusto Carlos Viveiros.

Também compareceram ao evento o coordenador regional do Ministério da Ciência e tecnologia, Ivon Palmeira Fitipaldi, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha e os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra e de Educação, Elias Nunes.

Biblioteca Virtual

Durante a abertura do Simpósio, também ocorreu a assinatura dos termos de parceria por adesão à Biblioteca Virtual de Natal (BVN), entre a prefeita do Natal Micarla de Sousa, a diretora geral da Faculdade de Natal (Fal), Leidiana Galvão bacurau de Faria, o diretor geral da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (Farn), Daladier da Cunha Lima e a diretora acadêmica da Faculdade de Excelência Educacional do RN (Fatern), Patrícia Cordeiro de Vasconcelos.

Já fazem parte do desenvolvimento da BVN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o IFRN, a Universidade Estadual do RN (UERN) e a Universidade Potiguar (UnP). Todas estas entidades disponibilizam, em meio eletrônico, os acervos de suas bibliotecas através da geração de conteúdos digitais relevantes para a realização de pesquisas sobre a cidade do Natal e a Região Metropolitana do Natal.

Temas abordados

Serão abordados como temas mais significativos na BVN ás áreas de políticas públicas, gestão metropolitana e cidades interativas. Com estas informações organizadas num grande banco de dados virtual se pretende criar um acervo de estudos e pesquisas realizadas sobre a cidade do Natal.

O acervo da BVN é composto pela produção acadêmica de livros, folhetos, periódicos, legislação, além de estudos, programas e projetos das secretarias municipais do Natal. Tudo isso disponível para dowload através do endereço virtual: www.natal.rn.gov.br/bvn, que já está disponível no site da Prefeitura Municipal do Natal.