Visa de Natal apresenta trabalhos no Fórum Nordeste em Maceió

A Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde apresentou trabalhos da Vigilância Sanitária no III Fórum Nordeste de Vigilância Sanitária, ocorrido nos dias 9 e 10 de setembro em Maceió.

Os trabalhos da SMS apresentadosque foram selecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, a “A Ação Intersetorial na Garantia de Alimentos Seguros: Uma Experiência na Orla de Ponta Negra” e o “Vigilante Mirim, Uma Ação Educativa”, representam as experiências bem sucedidas no município de Natal.

O Fórum proprôs a reunião entre os profissionais da VISA, os representantes de campos de atuação afins e a sociedade para refletir e discutir temas relevantes da política e práticas da Vigilância Sanitária. “Foi um encontro muito significativo para a VISA Natal. O Vigilante Mirim teve bastante aceitação do público. Pude perceber isso pela aclamação e elevado interesse dos representantes dos municípios em introduzir o projeto em suas cidades, revelou, Carlos Magno.

O primeiro trabalho,  Alimentos Seguros, apresentado pela técnica da Visa, Sônia Fernandes, uma das autoras, são ações desenvolvidas desde 2004, junto aos quiosques que compõem o cinturão turístico da orla marítima de Ponta Negra, relacionadas à manipulação e comercialização seguras dos alimentos, adotando medidas de inspeções sanitárias de rotina e operações periódicas nos estabelecimentos da área.

O Projeto nasceu da perspectiva de proteger e promover à saúde da população contando com a parceria da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Programa Alimento Seguro – PAS – SENAC/RN e a Associação dos Quiosques de Ponta Negra.

“A articulação da Vigilância Sanitária Municipal de Natal com o controle social, Ministério Público e algumas secretarias viabilizou a realização de um trabalho eficiente, além de garantir a comercialização segura de alimentos na Orla de Ponta Negra, possibilitou maior visibilidade e credibilidade às ações realizadas, demonstrando a importância da intersetorialidade das ações de saúde pública”.

Explicou, Sônia Fernandes.

O Vigilante Mirim apresentado por um dos autores, Carlos Magno Oliveira, é um projeto educativo que conta com a parceria da Secretaria Munici´pal de Educação (SME), com alunos do ensino fundamental da rede municipal de Natal para torná – los agentes multiplicadores e colaboradores das ações de Vigilância Sanitária. O Vigilante Mirim atua com 500 alunos, 15 professores em cinco escolas, sob a coordenação da Visa Natal.

“Foi um encontro muito significativo para a VISA Natal. O Vigilante Mirim teve bastante aceitação do público. Pude perceber isso pela aclamação e elevado interesse dos representantes dos municípios em introduzir o projeto em suas cidades. O mesmo aconteceu no projeto da Orla de Ponta Negra. A VISA foi um sucesso”. Revelou, Carlos Magno.

Segundo a diretora da ANVISA, Maria Cecília Brito, a intenção do Fórum, que reuniu cerca de 200 representantes de nove estados nordestinos, é exatamente qualificar a descentralização das ações de Vigilância Sanitária, levando em conta o conhecimento que os estados e municípios detêm a cerca das práticas na área. Destacou, Maria Cecília.

Os dois Projetos da VISA Natal levam a autoria da gestora, chefe da Visa Natal, Izolda Fonseca.

Coautores do Projeto Alimentos Seguros Orla Ponta Negra: Gláucia Nunes; Girlene Freire; André Luiz Lima; Fernanda Leandro e Viviane Barbalho.

Coautores do Projeto Vigilante Mirim: Dagoberto Galvão e João Rafael Guimarães.