Prefeitura apoia festival Goiamum Audiovisual

Uma solenidade na noite desta segunda-feira (14), no Solar Bela Vista, marcou a abertura oficial da 3ª edição do festival Goiamum Audiovisual. O evento tem o apoio da Prefeitura do Natal e reunirá mostras de filmes, oficinas, seminários e palestras, até o próximo dia 26.

A prefeita Micarla de Sousa abriu oficialmente o festival entregando o troféu Goiamum ao homenageado pela edição deste ano, o maquiador potiguar Amaro Bezerra. “O Goiamum já é mais que um simples evento, é um movimento do bem, de pessoas do bem, que querem mostrar na nossa cidade que é possível ousar e concretizar arte de verdade.”

O festival conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), e o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O Executivo municipal investiu R$ 150 mil, valor 50% superior ao destinado na última edição.

Em contrapartida, os organizadores se comprometeram a ampliar a participação popular, através de uma oficina de animação voltada para o público infanto-juvenil e transferência da programação também para as periferias da cidade.

O secretário da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), César Revoredo, destacou a importância do festival em democratizar a cultura e também elogiou Amaro Bezerra, “que é homenageado e homenageia o talento potiguar”.

O maquiador Amaro Bezerra estudou maquiagem na França, em 1980, atuou em mais de 30 filmes e em áreas como a do teatro, moda, fotografia, televisão e outras linguagens artísticas. O profissional trabalhou em sucessos como Dias Melhores Virão (Cacá Diegues, 1988), O Homem que Desafiou o Diabo (Moacir Góes, 2006) e Bezerra de Menezes (Glauber Filho, 2007).

O festival Goiamum Audiovisual é visto como uma oportunidade de apresentar às pessoas como funciona o mundo por trás das câmeras, formar um novo público de cinema, estreitar laços entre realizadores e promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências com outras regiões do País.

O evento é promovido pelo Cineclube Natal e a ONG ZooN Galeria de Fotografia. O Goiamum Audiovisual reunirá este ano mostras como “Glauber 70”, “24 Quadrinhos por segundo” e o cine-debate “Encontro com o Diretor Beto Brant”.