Prefeitura apresenta projeto Feira da Gente

Crédito da imagem: Frankie Marcone

Feiras livres com alimentos bem acondicionados, visual atrativo, preocupação ambiental, apresentações culturais, higiene total e a melhor infraestrutura tanto para os clientes, quanto para os feirantes. É esse o modelo que o projeto “Feira da Gente”, da Prefeitura do Natal, pretende implantar em toda a cidade.

A proposta apresentada em um almoço nesta segunda-feira (14), na sede da Federação do Comércio (Fecomércio-RN), tem o objetivo de proporcionar melhores condições de trabalho para as cerca de 2 mil pessoas que vendem e prestam serviços nas 26 feiras da cidade, além de garantir a qualidade dos produtos para os milhares de natalenses que frequentam e compram nesses locais.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, acompanhou a apresentação do projeto junto com o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos; o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz; e diversos empresários da capital.

“Este projeto trará dignidade e qualidade às feiras livres de Natal. Será uma marca de nossa gestão na cidade”, garantiu a prefeita. Micarla de Sousa debateu os detalhes do “Feira da Gente” com os técnicos da Semsur e os diretores da Fecomércio.

De acordo com João Bastos, o projeto de lei que trata do “Feira da Gente” já tramita na Câmara Municipal do Natal. “Este é um grande serviço prestado à população natalense, também em parceria com a Fecomércio”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos.

Arquiteta da Semsur, Ellen Cavalcanti falou sobre o design a ser implantando após a reformulação das feiras e explicou que a ideia é trazer de volta o “charme” das antigas feirinhas de Natal, através da adoção de novos modelos de barracas, que também serão melhor distribuídas.

O projeto privilegia aspectos relativos à higiene, ao conforto e à comodidade dos clientes. “Com o novo formato, a feira terá um pórtico de entrada e os feirantes usarão crachá e jaleco especial”, informou Ellen Cavalcanti. Também serão recadastrados os fornecedores e os feirantes, que serão capacitados para melhor atender aos clientes.

O novo modelo de feira também é ecologicamente correto, com o estímulo ao uso das chamadas “ecobags”, e estimula a produção cultural, prevendo apresentações artísticas para o lazer dos comerciantes e frequentadores.

Apoio

Marcelo Queiroz assegurou o apoio da Fecomércio ao projeto e disse que a entidade será parceira da Prefeitura do Natal. “Entraremos com o trabalho do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, com a Cooperativa de Crédito dos Empresários da Região Metropolitana de Natal (Credcom), para liberação de financiamento aos feirantes, para que possam montar a infraestrutura necessária ao novo modelo, assim como também com a capacitação”, explicou.