Semurb e Polícia Federal fazem plantio de mudas no Parque da Cidade

Uma parceria pela preservação do meio ambiente fou realizado na manhã desta quarta-feira (25), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o plantio de 40 mudas de árvores nativas em função do programa Carbono Zero, resultante de uma ação conjunta entre a Polícia Federal, a Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a ONG Navima.

O programa já existe em outras localidades do país há um ano e consiste na neutralização do dióxido de carbono emitido em função das atividades desenvolvidas pela Polícia Federal através do plantio de diversas espécies nativas da flora brasileira como; Pau-Brasil, Aroeira, Mororó, Ubaia e Cambuim. A iniciativa será anual na cidade.

Além das instituições diretamente envolvidas no projeto, participaram do evento e do plantio; representantes da Promotoria do Meio Ambiente, Procuradoria da República, Idema, Ibama, de ONGs locais, bem como alunos e professores da Escola Municipal Ascendina de Almeida, do conjunto Pitimbu.

“Essa é uma ação imprescindível, a qual não seria possível sem a união de esforços. E isso deve ser feito para preservar o meio ambiente para que tenhamos qualidade de vida, assim como nossos filhos e netos”, afirmou Manoel Messias Junior, superintendente regional em exercício da Polícia Federal.

O secretário Kalazans Bezerra destacou a importância da iniciativa da Polícia Federal e reafirmou a necessidade da ação. “Esse plantio serve de exemplo sobre como é possível desenvolver e preservar ao mesmo tempo. Plantamos hoje, mas precisamos ter a consciência de que arborização precisa ser feita todos os dias do ano”, afirmou.

Sobre a arborização, Kalazans explicou que nos últimos 10 anos, Natal perdeu aproximadamente 30% de sua camada verde e que o projeto do Inventário Florístico – que será lançado amanhã – irá mapear todas as árvores da cidade e será o primeiro passo para elaboração do Plano de Arborização de Natal. Há a previsão de que nos próximos quatro anos, sejam plantadas 800 mil mudas de árvores nativas em toda a capital. “Queremos deixar um legado a todas as gerações futuras”, concluiu.

O lançamento do programa Carbono Zero é parte da programação da Semana da Árvore que vai até o próximo sábado (28) que contará ainda com palestras em escolas, plantio e distribuição de mudas nativas em diversas regiões da cidade.
Digite a notícia aqui