CMEI leva alunos, pais e professores para Caminhada Ecológica


CMEI leva alunos, pais e professores para Caminhada Ecológica

Nesta quinta-feira (10), os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Celoni Campos, terão uma tarde diferente, juntamente com seus pais e professores. A aula será uma espécie de caminhada ecológica pelo bairro de Lagoa Nova, onde fica instalada a unidade, para fazer panfletagem e recolher materiais reciclados junto à comunidade.

 

A atividade, marcada para as 16h, faz parte da 1ª Gincana Escolar Cooperativista do Rio Grande do Norte, projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Cooperativismo (SESCOOP) por meio do programa Cooperjovem, que tem como objetivos disseminar os Objetivos do Milênio, os valores e os princípios do cooperativismo, a partir de ações solidárias nas escolas e nas comunidades nas quais estão inseridas.

 

Para a garotada de 2 a 4 anos conceitos como cooperação, solidariedade, responsabilidade e, sobretudo, cuidado com o meio ambiente estão sendo trabalhados de maneira lúdica e sendo introduzidos nas suas vidas bem cedo. O cronograma da Gincana prevê o ensino da educação ambiental por meio de uma coleta semanal de garrafas plásticas descartáveis, doação de papeis e óleo usado. No CMEI, 50 alunos participam da arrecadação de material, que também conta com a ajuda dos pais.

 

O material arrecadado é contabilizado semanalmente e entregue à COOPMEIO, cooperativa de reciclagem localizada no Bom Pastor. Desde o início da gincana já foram realizadas até agora quatro entregas de material reciclável, nas quais foram contabilizadas em média 300 garrafas descartáveis em cada uma.

 

Segundo explica a diretora do CMEI, Jucineide Costa de Oliveira, a importância da preservação do meio ambiente também é tratada dentro de sala de aula e por meio de atividades culturais, como apresentações teatrais, exibições de vídeo, entre outras.  O processo educativo é dirigido pelos professores, todos capacitados pelo Sescoop. A programação das atividades pode ser flexível para se adaptar ao ritmo e à dinâmica em sala de aula.

 

O próximo passo é conscientizar a comunidade do bairro. A caminhada ecológica contará com a participação dos alunos e dos pais, que percorrerão as ruas de Lagoa Nova distribuindo panfletos e divulgando a Gincana. “O objetivo principal é sensibilizar e firmar parcerias com os outros setores da comunidade do bairro” destaca Jucineide de Oliveira.

 

As coletas da Gincana Escolar Cooperativista seguem até o dia 13 de novembro.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389