Seminário Objetivos do Milênio terá participação da Semtas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) irá participar do Seminário Estadual da terceira edição do Prêmio ODM Brasil, a ser realizado na próxima quinta-feira (3), às 9h, no auditório da FIERN. O evento é uma realização do Governo Federal, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e da ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo do Seminário é informar sobre a terceira edição do prêmio, que irá contemplar as melhores ações, programas e projetos inscritos que contribuam efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O prêmio, lançado pela primeira vez em 2004, durante a I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, teve suas duas edições realizadas nos anos de 2005 e 2008. Já os ODM constituem-se em oito iniciativas, pensadas durante a reunião da Cúpula do Milênio, em 2000, que deverão nortear os rumos capazes de tornar o mundo mais solidário e justo até 2015. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O Prêmio deverá valorizar, incentivar e dar maior visibilidade às práticas que contribuam para o alcance dos ODM, além de desenvolver um banco de práticas bem-sucedidas, que sejam referência de política pública para a sociedade e os governos. “É importante a participação do nosso município em uma ação tão relevante. Concorrer ao Prêmio gera oportunidade para expor muitas iniciativas da SEMTAS e ainda podemos aprender com os outros municípios”, destaca a gestora da pasta, Rosy de Sousa.

O Seminário vai até 15h e irá promover oficinas sobre Municipalização dos ODM – que deverão estimular os municípios para criação de políticas públicas tendo como referência os ODM. Terá como ponto de partida as experiências bem sucedidas de parceiros em sensibilizar e envolver pessoas, empresas e instituições para o alcance dos Objetivos do Milênio. Ao final do evento, será formado um Núcleo Estadual de disseminação dos ODM, que deverá gerar mobilização e estimular inscrições para a terceira edição do prêmio.