A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Setor de Economia Solidária, participa da oitava edição da Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (FECERN), que vai até a próxima segunda (7), no espaço da área de lazer do Panatis. Sempre a partir das 16h, é possível conferir de perto os trabalhos de 70 artesãs oriundas de seis diferentes associações do gênero, que estão expondo no evento com o apoio do Projeto de Fomento de Grupos Produtivos na Perspectiva do Comércio Justo e Solidário em Natal, resultado de um convênio firmado entre Semtas e SEBRAE.
O evento é organizado pela Associação dos Comerciantes da Zona Norte (Asconorte) e funciona como uma vitrine comercial da região norte do município, com cerca de 300 estandes de diversos segmentos. Segundo a presidente da associação, Irene Adalgiza Dias, a expectativa para esse ano é que sejam gerados durante e depois da FECERN cerca de R$ 1 milhão em negócios, através de um público visitante de 60 mil pessoas, nos sete dias do evento.
O Projeto de Fomento de Grupos Produtivos tem como finalidade promover a organização e implementação de ações mercadológicas, que incentivem o protagonismo dos grupos produtivos e a abertura e ampliação de novos mercados. Dessa forma, pretende-se estimular o desenvolvimento sustentável e valorizar os empreendimentos inseridos nas iniciativas da Economia Solidária e do Comércio Justo.
As associações de artesanato beneficiadas no evento através do apoio do Setor de Economia Solidária são: Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza – ACAML; Associação Comunitária de Artesãos do Planalto – ACAP; Clube de Mães Lourdes Guilherme – Grupo de Produção Mães Criando Arte; Associação do Bem-Estar da Mulher – ASCOBEM; Associação de Artesãos Mãos Que Criam; e Associação de Artesãos Rede de Sonhos. Das seis associações, quatro estarão apresentando peças de vestuário para concorrer no concurso que será realizado no local da Feira ainda hoje, a partir das 19h, ocasião em que será feita a abertura oficial da FECERN. Prefeitura do Natal, Governo do Estado e empresários estarão presentes para prestigiar o momento.