Câmara homenageia Centro de Controle de Zoonoses

Aniversariante do mês, o Centro de Controle de Zoonoses de Natal completa 25 anos e recebe homenagens pelo trabalho desenvolvido na capital. Nessa terça-feira, o CCZ foi tema se sessão solene na Câmara Municipal de Natal.

A iniciativa partiu do vereador Hermano Morais (PMDB), que prestou uma homenagem a todos os funcionários, apresentou um panorama histórico do Centro e ressaltou a importância dos serviços prestados à população. “Esses funcionários trabalham de forma incansável e muitas vezes discreta, mas de grande eficiência em favor da população.

O vereador parabenizou o centro de zoonoses pelas ações em combate ao dengue. “Hoje temos uma situação de controle no estado. O índice de queda no Rio Grande do Norte foi o maior registrado em todo o Nordeste”, ressaltou.

Hermano lembrou a necessidade de uma maior atenção política para a infra-estrutura do prédio onde se localiza o centro de zoonoses, no bairro de santa Catarina. “Reconheço a qualidade dos serviços prestados, no entanto poderia ser muito melhor caso a reforma desse prédio estivesse concluída. Essas adversidades são vencidas pelo espírito público e o compromisso com a população que tem esses servidores”, enalteceu.

A secretária municipal de saúde, Ana Tânia, disse sentir-se honrada com o trabalho realizado pelos servidores. “Diria que todos esses servidores são heróis e desbravadores enfrentando locais em busca de um melhor controle de zoonoses melhorando a saúde pública do município”.

Para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido, o diretor do Centro de zoonoses, Diógenes Soares da Silva, apresentou um panorama das atividades desenvolvidas pelos 679 servidores. Segundo o diretor, o objetivo principal é dirigir, supervisionar e avaliar atividades técnicas administrativas relacionadas ao controle de zoonoses.

Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e seres humanos. Cerca de 200 zoonoses são conhecidas. As principais atividades estão voltadas para o controle da raiva, esquistossomose, dengue, caramujo africano, vetores, animais peçonhentos, roedores, leishmaniose e desenvolvidos programas de educação e comunicação em saúde.

Para o diretor do Centro, falta infra-estrutura em todo prédio, mas ressaltou problemas que podem ser resolvidos com maior atenção quanto à saúde e meio ambiente “Temos uma super população de gatos em área criticas, como o Parque da Cidade e o Campos Universitário da UFRN. A população contribui alimentando, causando um desequilíbrio ambiental”, relata.

Hermano Morais entregou o diploma de reconhecimentos pelos serviços prestados ao diretor do Centro de Zoonoses. “Essa é uma homenagem simples, mas certamente significativa”, destacou o parlamentar.

Participaram da audiência profissionais da área de saúde, além da sociedade interessada no tema. Os vereadores Adão Eridan (PR), Franklin Capistrano (PSB), Aquino Neto (PV), Maurício Gurgel(PHS) e George Câmara(PC do B) também contribuíram com o debate.