Prefeita Micarla de Sousa propõe saída para o caos na saúde

A prefeita Micarla de Sousa apresentou uma proposta para solucionar o caos na saúde pública do município, em reunião com a governadora Wilma de Faria nesta quinta-feira (15). A chefe do executivo municipal propôs a manutenção dos contratos com os hospitais privados veiculados ao Sistema Único de Saúde que prestam serviços ao poder público. No entanto, a própria rede conveniada seria responsável pela contratação dos médicos. A alternativa sugerida pela prefeita, no encontro promovido na sede da secretaria estadual de Planejamento, seria adotada também pelo Governo.

“Em caso de temor dos médicos de que os hospitais não efetuem os repasses, a segunda parcela do pagamento da rede só seria realizada mediante a comprovação do serviço prestado e remunerado dos profissionais”, explicou a prefeita.

A proposta da chefe do executivo natalense foi consenso entre todos na reunião, como a governadora Wilma Maria de Faria, os secretários municipal e estadual de Saúde, Levi Jales e George Antunes,além das promotoras de Saúde, Elaine Cardoso e Iara Pinheiro. Também concordaram os representantes do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Medeiros, do Conselho Estadual de Saúde, Canindé Santos, o representante do Ministério da Saúde, Henrique Vitalício e membros da comissão de saúde da Assembléia Legislativa- os deputados Leonardo Nogueira, Getúlio Rego e Paulo Davim.

Para o secretário Levi Jales, a reunião resultou em um grande avanço na busca de solucionar a calamidade da saúde. “Nesta sexta-feira (16/01) eu e o secretário estadual de Saúde, George Antunes, discutiremos a proposta com os diretores de hospitais privados para analisar a idéia da prefeita. Esperamos que seja aceita”, contou.

O secretário municipal de Saúde participará da reunião com o secretário George Antunes e diretores da rede privada hospitalar nesta sexta-feira (16), às 9h, na sede da Sesap.

Saída consensual

“Acreditamos que a proposta apresentada pela prefeita Micarla de Sousa é uma boa alternativa para que se possa chegar uma saída consensual e acabar com o caos da saúde, sem que para isso se renove os contratos com as cooperativas médicas”, disse a promotora Elaine Cardoso.

“Quero acabar com esse histórico de dependência das cooperativas em nosso Estado. Não podemos mais ser reféns desse problema”, reclamou a governadora Wilma de Faria, durante a reunião. “Além disso, temos de fiscalizar o comparecimento dos médicos em seus plantões”, enfatizou a governadora. Nos novos contratos, os médicos teriam que prestar plantões presenciais e não de sobreaviso, como ocorre hoje. A medida seria válida para os médicos e anestesiologistas.

O representante do Ministério da Saúde, Henrique Vitalíno, infirmou que na próxima semana virá à Natal com uma força tarefa de Brasília. “Enviaremos do Ministério técnicos que traçarão um plano estratégico para melhorar a gestão da saúde da capital potiguar e consequentemente em todo o RN”, disse Henrique.