Semtas promoverá parcerias para apoio ao artesanato

“Promoveremos parcerias para ampliar o apoio aos artesãos natalenses”, garantiu a secretária Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas), Rosy de Sousa. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), durante a apresentação da 14ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), com a participação da prefeitura do Natal. O município contará com um estande de 72m ² no evento, abrigando o trabalho de 25 artesões, disponível para visitação no período de 23 de janeiro a 1 de fevereiro de 2009.

A feira acontecerá no pavilhão das Dunas, no Centro de Convenções de Natal com o tema “Mãos que produzem arte encantam o mundo”. Segundo a secretária, a prefeitura também dará apoio logístico ao evento através da Urbana, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (STTU), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo (Sectur). “Cada uma dessas pastas atuará na Fiart dentro de suas funções específicas”, explicou Rosy de Sousa.

Para a secretária, as feiras servem como vitrine para o artesão natalense mostrar a sua arte. Rosy de Sousa informou a Semtas firmará inicialmente uma parceria com a Sectur visando o fortalecimento do artesanato local. A gestora citou o Centro de Artesanato de Mirassol (Artesanat) como um espaço público a ser incrementado com visitas diárias de turistas. “Aquele centro precisa virar rota para os nossos visitantes. Vamos procurar as empresas de turismo da cidade”, informou.

Inclusa no calendário turístico da cidade, a Fiart contribui para a divulgação da capital potiguar. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Francisco Soares de Lima Júnior, durante a realização do evento será distribuída folheteria relativa à Natal. “Fazemos isso devido ao grande número de turistas que visitam a feira. O momento de alta estação é excelente para o artesão expor seu trabalho e a feira vai servir para o escoamento dessa produção”, disse Francisco Soares.

“Esperamos um público de cerca de 70 mil visitantes durante o evento, com uma expectativa de comercialização de R$ 5 milhões. A feira contará com a exposição de trabalhos de mais de 1.300 artesãos do RN, Brasil e de vários outros 17 países como Quênia, Rússia, Senegal, Peru, Itália e Portugal”, disse Neiwaldo Guedes, organizador da Fiart.

Cronograma

A Feira Internacional de Artesanato possui dez dias de programação, incluindo o VII Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, o III Salão da Cachaça de Alambique, o V Salão do Artesanato Potiguar, rituais indígenas, desfiles de moda, seminários e shows folclóricos e artísticos.