Projeto Via Livre da Prefeitura do Natal ganha prêmio nacional

Resultado foi divulgado nesta terça-feira (25), em Brasília. Natal foi a melhor classificada entre as cidades acima dos 100 mil habitantes

O Projeto Via Livre, implantado no sistema de trânsito de Natal no mês de fevereiro deste ano, foi contemplado como vencedor da 5ª edição do concurso Selo Cidade Cidadã, realizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O concurso visa selecionar e premiar municípios brasileiros que se destacaram na implementação de políticas de mobilidade urbana sustentável e inclusivas.

O Via Livre foi eleito o melhor entre os projetos apresentados por cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O Projeto foi inscrito na categoria de Gestão Integrada da Mobilidade Urbana, mas sua nota final foi a maior de todas as categorias. Com a escolha, a cidade do Natal poderá usar por um ano a marca oficial “Selo Cidade Cidadã-2009” na identidade visual do município.

Natal foi inscrita no concurso pela prefeita Micarla de Sousa, que encaminhou relatório com informações sobre o Projeto Via Livre para a comissão organizadora do concurso, em Brasília. “Essa premiação vem ressaltar a sintonia da atual administração de Natal com as competências que a sociedade espera dos gestores modernos. É preciso ser capaz de encontrar soluções para gerir a coisa pública mesmo nas circunstâncias adversas às quais os municípios brasileiros estão sendo obrigados a passar. Aqui em Natal, ao invés de reclamar da crise ou apontar falta de recursos para melhorias urbanas, nós estamos trabalhando para encontrar soluções baratas e eficientes”, disse a prefeita.

Segundo Micarla de Sousa, o Via Livre tem a característica principal de ser eficiente ao melhorar o trânsito da cidade sem onerar os cofres públicos ou reclamar recursos que hoje não existem no erário municipal.

O Secretário Kelps Lima afirmou que “esse prêmio é fruto do trabalho integrado das várias secretarias da prefeitura. O Via Livre é uma política pública inovadora da Prefeitura de Natal. Estamos na vanguarda na mobilidade urbana no Brasil, mas o projeto só será vitorioso com a participação de toda a sociedade”.

A Prefeitura do Rio de Janeiro está enviando no mês de setembro técnicos da Secretaria de Transporte para assimilar a experiência natalense e pretende implementar alguns elementos do Via Livre na capital carioca.

A entrega do prêmio será feita na cerimônia de encerramento da Conferencia das Cidades que ocorrerá nos dias 01 e 02 de setembro em Brasília/DF.