Distrito Leste promove oficina de Saúde Mental


Distrito Leste promove oficina de Saúde Mental

Aperfeiçoamento dos serviços de saúde mental. Este foi o tema abordado na I Oficina de Articulação em Saúde Mental – “Efetivando a rede de Saúde Mental do DSL”. A Oficina aconteceu no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE), localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1850, Tirol.


A abertura da oficina foi realizada por Valéria Negreiros – Chefe do setor de Saúde Mental do Município, Elizama Batista - Diretora do Distrito Sanitário Leste, Liege Uchoa – coordenadora de Saúde Mental do Estado e Elizabeth Freitas – Consultora de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

 

“Estou muito feliz por estar aqui, mais uma vez o Distrito Leste está sendo o pioneiro. Vamos ver juntos o que pode ser feito para que os serviços que já estão sendo oferecidos possam ser melhorados, temos que construir nossas estratégias” explica Valéria Negreiros. 


A política de saúde mental do município do Natal está alicerçada nas diretrizes da reforma psiquiátrica nacional, garantindo dispositivos assistenciais para clientela dessa linha de cuidado, através de uma rede articulada de serviços a partir da atenção básica, Centros Psicossociais – CAPS, residência terapêutica, leitos em hospitais gerais e ambulatórios. Partindo deste princípio Kátia Correia – Supervisora do Distrito Sanitário Leste – apresentou um resumo do que a Saúde Mental oferece para o município de Natal. 


Atualmente estão em funcionamento dois CAPS II, dois CAPS ad, um CAPS I, um ambulatório, uma residência terapêutica e um APTAD, distribuídos nos distritos sanitários. O fluxo de triagem e encaminhamento de pacientes que necessitam de atendimento na área de saúde mental é iniciado no nível de atenção básica, através do acolhimento em unidades de saúde desses usuários.


Natal possui Cinco Distritos Sanitários (Norte I, Norte II, Sul, Leste e Oeste), 60 unidades básicas, sendo 35 Estratégias de Saúde da Família, com 115 equipes e 25 Unidades Básicas de Saúde. No Distrito Sanitário Leste existe cinco Unidades Básicas de Saúde, quatro Unidades Básicas de Saúde da Família, uma Unidade Mista - pronto atendimento 24 horas, com atendimento de urgência, atendimento ambulatorial Médico, odontológico e apoio diagnóstico, sete Unidades de Referência e duas Unidades de Pronto-atendimento 24 horas.


No Hospital dos Pescadores a demanda de saúde mental, embora não tenha estudos realizados, apresenta usuários dependentes químicos (alcoolista/drogaditos), usuários com sintomas de depressão, usuários com uso prolongado de ansiolíticos, buscando prescrição médica e usuários poliqueixosos.


A idéia é discutir o fluxo de atenção em saúde mental considerando o processo de trabalho em rede. “Consideramos que a intersetorialidade é essencial para uma atenção integral ao portador de sofrimento psíquico”, afirma Elizama Batista.


Participaram da oficina os serviços substitutivos, a rede básica de saúde e demais parceiros localizados no Distrito Sanitário Leste.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389