População agradece escolha da Zona Norte para 1ª UPA

Com cartazes feitos à mão em cartolinas, crianças e adultos do loteamento Santa Emília, Zona Norte de Natal,  agradeceram a Prefeitura do Natal a escolha do bairro de Pajuçara para a instalação da 1ª Unidade de Pronto Atendimento 24 horas que será construída na capital nos próximos dias.

“Pra gente é uma grade obra. Nossa comunidade é muito carente e essa UPA chega numa boa hora. Será muito bom. É um grande trabalho da prefeita”, destacou a presidente da associação dos moradores, Jacilene Ribeiro (Lena).

A prefeita Micarla de Sousa e a secretária de Saúde Ana Tania Lopes Sampaio estiveram nesta segunda-feira  (24) pessoalmente no terreno da Avenida Moema Tinoco  onde nos próximos dias será erqguida a primeira UPA de Natal. A unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência vai funcionar 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para atender todo os serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, em todas as áreas, seja pediatria, clínica médica, trauma-ortopedia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

“Vamos receber R$ 2 milhões do Ministério da Saúde e investir mais de R$ 1 milhão em recursos próprios para garantir um serviço de qualidade para a população de Natal. Estou muito feliz porque isso foi uma promessa minha de campanha e que bom que estamos vendo esse sonho se tornar realidade. Até o final de outubro pra início de novembro devemos estar concluindo essa obra”, disse a prefeita.

A UPA da Zona Norte vai contar com uma estrutura de 1.200 metros quadrados de área construída. Terá seis leitos de observação, quatro para atendimento semi-intensivo com reanimação, ventilação mecânica e suporte avançado à vida para receber pacientes críticos e mais 8 leitos para pacientes estáveis. A equipe contará sempre com 4 médicos por plantão e terá ainda o suporte de uma ambulância do Samu com toda equipe especializada.

“A estrutura física dessas UPAs é de alta qualidade e as condições de trabalho serão muito boas”, enfatizou André Pinto, destacando que até os profissionais receberão um salário diferenciado.

A secretária de Saúde, Ana Tania Sampaio, enfatizou que paralelo à construção da UPA será desenvolvido um diagnóstico com direcionamentos para resolver o problema de resursos humanos da saúde. O estudo também vai orientar o reordenamento da rede. Ana Tania também anunciou a segunda UPA que será erguida também este ano na Zona Oeste de Natal. “Queremos entregar até dezembro as duas UPA´s, Zona Norte e Zona Oeste. Na Zona Oeste vamos contruir uma unidade de nível 3 com capacidade para atender diariamente 500 pessoas, com 26 leitos e 1.800 m2 de área construída”, completou.

Para 2010, a Prefeitura de Natal pretende instalar outras 3 Unidades de Pronto Atendimento, totalizando 5, uma em cada distrito sanitário da capital.