Prefeitura assina convênio para economizar energia com sinais de trânsito

Prefeita Micarla de Souza assina hoje convênio que troca lâmpadas dos semáforos por modelos mais econômicos. Assinatura será às 16h30min, no salão nobre d

A Prefeitura do Natal e a Cosern vão assinar às 16h30min de hoje, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, um convênio que pretende reduzir de R$ 35 mil para R$ 3,5 mil mensais os custos com energia elétrica dos semáforos administrados pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), antiga STTU.

Através do convênio a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) vai trocar as atuais lâmpadas que funcionam nos semáforos por um modelo mais barato e mais resistente. As lâmpadas novas, chamadas de ledes, têm uma vida útil 10 vezes superior às lâmpadas hoje utilizadas.

Existem atualmente 2.371  focos de luz em 401 semáforos administrados pela Prefeitura de Natal através da Semob.

Os atuais focos, compostos por lâmpadas incandescentes de 100W, serão trocados por conjuntos de ledes com potência total de 10W por foco, gerando uma economia de 90% no consumo de energia e consequentemente na despesa do Município com os semáforos.

A responsabilidade da troca das lâmpadas será da COSERN, com recursos provenientes de um programa nacional das concessionárias de energia elétrica, de investimento em ações de eficiência energética. O valor investido pela Cosern será de R$ 960 mil reais.