Mirante da Gente é transformado em grande espaço cultural

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Capitania das Artes, Urbana e Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig) transformam o Mirante da Gente, na praia da Redinha, em um grande espaço cultural da cidade. Nesta sexta-feira, 21 de agosto, o local receberá a apresentação do serestão do deputado Luiz Almir, com Magnus e Eudes dos Teclados, que dará início ao projeto de eventos mensais. As atrações serão abertas o público e começam às 20h.

O Mirante da Gente ganhou recentemente uma nova iluminação e reurbanização. Com isso, o local se tornou ideal para se transformar em um espaço apropriado para apresentações culturais e de visitação de natalenses e turistas. Essa proposta de promover eventos no Mirante foi lançada como compromisso da prefeita Micarla de Sousa para que a população da Zona Norte tivesse mais oportunidades de lazer e cultura.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, com esse projeto cultural, o Mirante da Gente se torna um espaço ainda mais atrativo. “Além de ser um local belí­ssimo no qual é possível ter acesso à visão mais privilegiada da cidade, o Mirante passa a ser uma excelente opção de lazer”, disse João Bastos.

Mirante da Gente

O Mirante da Gente é um pontilhão de 630 metros de extensão que avança pelo mar e, por isso, proporciona uma visão de 360º da capital, permitindo que o visitante observe o rio Potengi, o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro de forma privilegiada.

O espaço foi construído em 1999 pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), como obra complementar da primeira dragagem do rio Potengi, que o aprofundou em três metros. O equipamento serve como barreira, impedindo que o mar avance sobre o rio e traga a areia do assoreamento, além de potencializar a vazão do rio sobre o mar, agindo como uma dragagem natural.

Este ano, o local também recebeu o título de Marco Portucale, em homenagem ao intercâmbio institucional, comercial, turístico e cultural entre as cidades irmãs Natal e Lisboa. O título é inspirado no reino que deu o nome a Portugal.