Prefeitura de Natal sedia 1ª Conferência de Saúde Ambiental

Com o lema “Saúde e Meio Ambiente: Vamos Cuidar da gente”, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sedia a 1ª Conferência de Saúde Ambiental da Região Metropolitana do Natal/RN. O evento será no dia 20 de agosto, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves – CEMURE, que fica localizado na Avenida Cel. Estevam, 3705, Nazaré.

Ancorada pelo Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades, a 1ª Conferência de Saúde Ambiental da Região Metropolitana será realizada pelas prefeituras de Natal, Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

A SMS tem a presidência da conferência e está representada na Comissão Organizadora Regional – COR. Atuam também na organização, representações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB; Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes - SEHARPE e Secretaria Municipal de Educação (SME), além de outras prefeituras da região metropolitana.

Para o presidente da Conferência Regional Metropolitana do Natal/RN, Gustavo Brito, a comissão organizadora já está finalizando os últimos detalhes para desta conferência. “Serão discutidos temas locais que contemplem os diversos municípios participantes, sendo importante para Natal e para o Brasil, a criação de uma política pública integrada para as questões relacionadas à saúde ambiental”, destacou Gustavo Brito.

“A Saúde Ambiental na Cidade, no Campo e na Floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis” é o tema da conferência que discutirá a saúde ambiental articulada com a Política Nacional de Saúde, do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e do Desenvolvimento Urbano, para se construir uma nova política pública em prol da causa.
As discussões serão levadas à 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental a se realizar de 15 a 18 de dezembro do corrente ano em Brasília.

Os eixos temáticos em debate dessa conferência: Desenvolvimento e Sustentabilidade Sócio-ambiental no Campo, na Cidade e na Floresta; Trabalho, Ambiente e Saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios e Democracia, Educação e Ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis.