SMS aprova armazenamento de medicamentos na Nuplam

A secretaria de saúde de Natal, Ana Tânia Sampaio, visitou nesta seta-feira (7) o Núcleo de Processamento de Alimentos e Medicamentos (Nuplan), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para vistoriar as condições do novo estoque dos medicamentos para atender a população de Natal.

O novo local utilizado pela prefeitura de Natal possui 3 mil metros quadrados, mil serão destinados à SMS que já transferiu 75% do seu novo estoque. Em uma semana, todo estoque novo de medicamentos da SMS estará no Nuplan, com controle de temperatura, controle de validade, se riscos de estragarem ou vencerem. O convênio entre a Prefeitura e a Nuplam foi firmado com o objetivo de armazenar, preparar e fracionar os estoques de remédios de acordo com as condições previstas pela Vigilância Sanitária. A distribuição dos medicamentos continua sendo realizada pela SMS.

Ana Tânia afirma estar muito satisfeita com as condições de clima e organização em que se encontra o novo galpão. “Hoje nós temos os medicamentos instalados em condições adequadas de acondicionamento, de guarda e de fracionamento que foi esse o objeto do nosso convênio com a UFRN. Na próxima semana a gente vai ta publicando o termo de referência e será aberto um pregão, tudo dentro da legalidade, para que a gente possa resolver a outra parte do problema que é a distribuição, o acondicionamento adequado nas unidades e o atendimento de qualidade para o usuário”. A secretária explica que a SMS já está recebendo novos farmacêuticos que participarão de capacitações para se adequar ao Sistema Único de Saúde (SUS) e logo em seguida os profissionais da rede também vão participar.

Os vereadores Albert Dickson e Hermano Morais também acompanharam a visita. Ambos se mostraram bastante satisfeito. “Acho que isso foi um avanço diante das dificuldades que temos na saúde. O padrão de qualidade é a garantia que a população esteja bem atendida. Aqui temos um ambiente em ótimas condições.” Afirma Hermano Morais.

O Diretor da Nuplam, Carlos Lima, explica que quando a Prefeitura esteve diante do problema dos medicamentos a UFRN disponibilizou o espaço para estocagem dos medicamentos e locação dos serviços. “Nós temos um sistema informatizado para controle de estoque dos medicamentos e insumos hospitalares e isso facilita bastante para fazer o levantamento das necessidades de cada unidade de saúde”.

O Contrato entre a Prefeitura de Natal e a UFRN foi assinado no dia 10 de julho e inicialmente terá validade de seis meses. Haverá uma licitação para que uma nova empresa preste o restante dos serviços.